Páginas

quarta-feira, junho 26

Papo de mãe: Organização de brinquedos

Então começo mais uma sessão aqui no blog, é o Papo de mãe, onde vou falar de dicas sobre o mundo materno, já fazia antes, mas não tinha uma sessão propriamente dita. Como de costume esta também não tem dia certo para postar (como nenhuma né? kkkk) pois vou escrever quando tiver necessidade e vontade de dividir com vocês momentos desta vida materna. As que ainda não são mães também são bem vindas neste papo ok?

Mães e pais, levanta a mão quem briga por causa dos brinquedos que brotam pela casa e nunca encontram o caminho de volta? \o/ (eu levanto as duas, kkk). 

Na maioria das vezes os brinquedos não voltam para seu lugar de origem não é pela falta vontade de organizar, ou por falta de espaço, mas por uma falta de praticidade dos espaços para guardar cada brinquedo. 

Por isto que adoro o programa Santa Ajuda no GNT, a Micaela (apresentadora) sempre mostra soluções maravilhosas, muitas vezes de baixo custo e práticas para o dia a dia. Já dei algumas dicas que facilitaram muito a minha vida inspiradas no programa para a organização dos livros e DVD's no quartinho da Maria, está aqui, mas tem muitas coisas que ainda quero arrumar, precisava da Micaela lá em casa!

Pensando nisto procurei algumas dicas diferentes na internet, e encontrei soluções maravilhosas, segue algumas imagens/dicas que selecionei, espero que inspirem os pais de plantão.
Amei! Colocar as Barbies em sapateiras, ficam muito organizados e à mão para a criançada

Este é lá do Santa Ajuda! Muito cesto para ajudar!



Olha esta ara guardar bolas de todos os tipos e tamanhos.


Algumas dicas que vi por ai:
  • Usar cestos coloridos e etiquetados, preferencialmente com desenho do brinquedo, para determinar que cada cor pertence à um tipo de brinquedo.
  • Usar e abusar de caixas plásticas transparentes, ajuda a visualizar o que tem dentro e guardar brinquedos menores.
  • Brinquedos mais usados guardar na altura de alcance da criança assim ela pode organizar "sozinha" após brincar.
  • Setorizar os locais das brincadeiras, cantinho das comidinhas (fogãozinho, panelinhas,...), de desenhar e da leitura (mesa, cadeira, lápis, almofadas...), bonecas...
  • E o principal, ensinar seu filho a guardar no lugar depois que brincar!
Beijos 

Momento gourmet: frango com alho poró e curry

Como já contei no post passado, sexta fiz um jantarzinho rápido para mim e para o marido, estávamos precisando de momento só nosso, ainda mais que ele está na correria de trabalho de conclusão de curso, e dai sobra menos tempo ainda para nós!

Sempre digo que praticidade é comigo mesmo, então resolvi fazer este prato que é muito saboroso e rápido. Olha o resultado...


Receita:

1 peito de frango cortado em cubos
1 alho poró médio fatiado (fino)
sal à gosto
1 colher de chá de curry
3 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de manteiga ou margarina

Modo de preparo:

Primeiro tempere o frango com sal e reserve. Em uma frigideira ou panela coloque a manteiga para derreter e em seguida coloque o frango para dourar. Acrescente o alho poró e deixe refogar. Em seguida junte o curry, mexa bem até ficar uniforme e desligue. Acrescente o creme de leite e sirva! Fácil né?

Acompanhei com uma salada de broto de alfalfa e tomatinho cereja e um arroz branco com orégano. refeição completa e deliciosa. 

Um bom restinho de semana para todos pois hoje já é quarta feira! Como passou rápido!

Bjos

segunda-feira, junho 24

Final de semana teve...

Que saudades que eu estava daqui, e das visitas nos blogs queridos, eu consigo visitar, só não consigo comentar, pois entro corridinho...

Já falei que ando na correria. Além do trabalho em 15 dias eu tive 8 aniversários para ir, tem que ter fôlego para não cansar muito né? E o final de semana não foi diferente, sexta feira conseguimos ficar em casa, e comecei o final de semana com uma jantinha maravilhosa com o marido, um franguinho com alho poró e curry e um ótimo vinho para namorar um pouquinho...


Já o sábado foi cheio de pessoas queridas. De manhã cedo recebi a visita da minha prima/comadre Vanessa para um chima com rapadura (sim de manhã cedo rapadura, kkkk). A Maria amou a dinda Nê aqui em casa. À tarde foi a vez de ir no aniversário do grande amigo da Maria, a festa foi linda e se divertiram horrores, estava toda a turma da escolinha lá. Na noite teve "concurso de pizza", minha irmã tem forno à lenha e então juntamos alguns primos lá com seus respectivos namorados/maridos para fazer a festa, o casal que fizesse a pior pizza lavaria a louça, kkkk. Minha irmã fez a massa e cada casal montou a sua pizza. Olha estava difícil escolher a melhor, por fim, todos lavaram juntos!


Esquecemos de tirar foto das pizzas! 
Domingo terminou com filme em família. Olhamos o "Detona Ralfh", super recomendo! Muito emocionante,adoro desenhos! E a manhã de São João já começou assim, com a Caipira mais linda do arraiá:


Boa semana para todos!!! E um ótimo São João!

sexta-feira, junho 21

Meu caro amigo

Como todos sabem sou formada em história, acredito que muito dos meus questionamentos e inquietudes da adolescência me levaram a este curso e consequentemente me fizeram entrar de cabeça nos movimentos para mudar a sociedade brasileira. E como meu dever, não poderia ficar à parte de toda esta movimentação no Brasil.

Sempre fui à favor de lutas, por gênero, melhores salários aos professores, melhoria de saúde e segurança pública, contra corrupção, LGBTTS, político, negro e muitas outras causas ligadas aos Direitos Humanos e minorias. Mas sempre fui também à favor de uma luta pacífica pois não é depredando patrimônio público que se faz a diferença, mas é mostrando que o povo tem voz e atitude, e juntos vamos sim mudar este pais, vamos para a rua para mostrar nossa insatisfação e indignação pois somos um país com muita potencialidade.

Quando me formei, como de costume, tínhamos que escolher uma música para a hora da colação de grau, desde o primeiro momento disse que seria a "Meu Caro Amigo" do Chico Buarque, e disse que um dia ela ainda faria sentido na minha vida, e o momento é agora...

Meu Caro Amigo
(Francis Hime e Chico Buarque, 1976)

Meu caro amigo me perdoe, por favor
Se eu não lhe faço uma visita
Mas como agora apareceu um portador
Mando notícias nessa fita

Aqui na terra 'tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta
 
Muita mutreta pra levar a situação
Que a gente vai levando de teimoso e de pirraça
E a gente vai tomando que, também, sem a cachaça
Ninguém segura esse rojão

Meu caro amigo eu não pretendo provocar
Nem atiçar suas saudades
Mas acontece que não posso me furtar
A lhe contar as novidades

Aqui na terra 'tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta
 
É pirueta pra cavar o ganha-pão
Que a gente vai cavando só de birra, só de sarro
E a gente vai fumando que, também, sem um cigarro
Ninguém segura esse rojão

Meu caro amigo eu quis até telefonar
Mas a tarifa não tem graça
Eu ando aflito pra fazer você ficar
A par de tudo que se passa
 
Aqui na terra 'tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n’roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta
 
Muita careta pra engolir a transação
E a gente tá engolindo cada sapo no caminho
E a gente vai se amando que, também, sem um carinho
Ninguém segura esse rojão

Meu caro amigo eu bem queria lhe escrever
Mas o correio andou arisco
Se me permitem, vou tentar lhe remeter
Notícias frescas nesse disco
 
Aqui na terra ’tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
 
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta
A Marieta manda um beijo para os seus
Um beijo na família, na Cecília e nas crianças
O Francis aproveita pra também mandar lembranças
A todo o pessoal
Adeus 

Um bom final de semana para todos e #vamoprarua Brasil!!!!!

quarta-feira, junho 19

Conscientizar é preciso: Marcha das vadias

Como eu havia prometido semana passada falar sobre a Marcha que eu e a Maria fomos aqui na minha cidade, eis o post hoje com uma semana e meia de atraso! Hahahah, mas como sempre conscientizar é preciso hoje vim falar dela.

Sábado retrasado aconteceu em várias cidades do mundo a Marcha das Vadias, na minha cidade teve a sua primeira edição, mas em muitas já está na terceira. A Marcha tem no seu objetivo principal a conscientização da valorização da mulher na sociedade. Uma luta contra a sociedade machista que vivemos, consequentemente contra a violência doméstica e abusos sexuais independente da idade.

Muitas pessoas ficam chocadas com o nome da marcha, mas é para chocar mesmo, já que este é um termo pejorativo e muito utilizado quando se referem a estilos de vida da mulher. A mobilização ganhou este nome pois em 2011 em Toronto ocorreu uma série de estupros contra estudantes da universidade de Toronto. Quando foram denunciar os casos um policial local disse que isto só acontecia pois as mulheres atualmente se vestiam como vadias, e desta forma "convidavam" a estas ações bárbaras. Reproduzindo o discurso conservador machista. Então milhares de pessoas indignadas tomaram as ruas da cidade e deram o nome de "Marcha das vadias" fazendo alusão ao adjetivo pejorativo que o policial havia dado às estudantes que haviam sofrido o estupro.

Então paramos para pensar, desde quando uma roupa é sinônimo de que alguém possa fazer algo deste tipo? É ridículo o argumento deste policial, que transferiu toda a culpa dos estupros para as vítimas, inocentando assim o estuprador.

Esta atitude do policial mostra como vivemos em uma sociedade machista, de pensamento machista, onde uma mulher deve se privar de usar a roupa que quer, sair com amigas, beber, trabalhar, estudar, ser bem sucedida, ser sexualmente ativa, justamente para não ser julgada como vadia, pois se empregando esta palavra no seu feminino representa uma mulher sem valor social.

A nossa luta é contra este pensamento, é pela liberdade da mulher, é pela sua valorização enquanto pessoa, é por poder mandar no seu próprio destino e no seu próprio corpo. Não precisar ser humilhada enquanto vítima de uma sociedade que ainda tenta viver em uma convenção tradicional e retrógrada de "bons costumes" e valores sociais.

O tema deste ano foi "estes sapatos tem marcas", que retratava vítimas de violência domésticas e de crimes passionais. Foi exposto sapatos das vítimas e suas histórias.

Cada sapato levava a história das mulheres violentadas.


Sempre fui ativa como militante de lutas sociais, tenho certeza que junto mudaremos muitas realidades. Minha pitoca foi comigo, foi muito corajosa em marchar junto naquele sábado. Algumas pessoas me criticaram por isto, mas um número maior me aplaudiu, e entendeu que é desde pequeno que conscientizamos as pessoas, o respeito e a vontade de mudar a realidade vem de berço, e é isto que quero mostrar para minha filha que podemos sim mudar uma realidade, que queremos um mundo melhor para ela, com respeito e sem discriminação.

Antes de sair de casa expliquei para ela o que era, e o que representava (claro em uma linguagem infantil).  No final perguntei para ela se sabia por que estava ali, ela disse que era "para quando crescer ser feliz e fazer o que queria, e ninguém nunca machucar as mulheres". Fiquei feliz e satisfeita com a sua resposta, pois vi que com três anos ela entendia da sua maneira o que sempre tentamos ensinar a ela.

Segue mais uma fotinhos da Marcha:

Minha amiga Mary de anos, e uma das idealizadoras desta luta

Eu e a Maria na Marcha, ela estava adorando os cartazes!!! Mas não queria fotos não! Kkkkk
Já que muitos seguidores pediram por recado ou por e-mail (muitas pessoas me mandaram e-mail curiosos sobre a Marcha), espero que tenham gostado e entendido a nossa luta, que é muito importante para uma reflexão da história da mulher na sociedade.

Uma ótima quarta feira para todos! Assim que der volto!!! Morro de saudades de vocês!

Ah, aproveitando que estamos falando de política, vou ali sair na rua também e já volto! Bjos

segunda-feira, junho 17

A sumida!

Hahaha, realmente não encontrei outro título para o post a não ser este! Sei que não adianta mais falar que a vida tá corrida, e todo mundo está correndo ultimamente, mas tá viu?

A semana passada foi cheia e o final de semana mais corrido ainda. Hoje de manhã que estou tentando descansar um pouquinho, mas já, já tenho que correr de novo. Mas não reclamo pois adoro!

Sexta feira foi a festa de despedida do setor que trabalho, aliás foi minha e de mais três colegas, foi muito boa, deu para matar a saudade de todos, contar as novidades, como anda a vida e assim por diante. Ganhei um presente lindo uma cesta com vinho, taças e muitas "porcarias" como disse a Maria quando viu de manhã. Hahaha essa guria é danada! Olha que lindo:


Sinto muitas saudades de todos! Fiz grandes amigos lá!

Boa semana para todos!!! Prometo que não vou sumir de novo! hahahaha! Bjos

segunda-feira, junho 10

Final de semana teve...

Olá pessoal, como o final de semana passou rápido, mas foi muito bom, bem aproveitado, mas descansar que é bom... ficou para hoje de manhã! Kkkk.

Sexta já começou na maior "bagunça". Meus sobrinhos vieram dormir aqui em casa, diversão pura, olhamos filme comemos pastel de forno e brincaram muito, a Maria estava super feliz. Já no sábado de manhã...

Eu e a Maria fomos participar da primeira Marcha das Vadias aqui de Santa Cruz do Sul, uma luta muito importante para nós mulheres, esta semana quero fazer um post só sobre isto! Uma fotinho nossa na luta!

A foto não ficou boa, só vi depois, pois foi uma menina que estava na Marcha que tirou!
Também foi dia de vacinar contra a Poliomielite, e aí mamães levaram seus filhos de até 5 anos para receber a dose? Esqueci da fotinho, mas a Maria foi toda faceira no meio de um monte de crianças chorando receber as gotinhas #orgulhodamamãe.

Mas o sábado estava cheio mesmo, como de costume eu e as meninas resolvemos fazer mais um chá das "cumadis" que na verdade quase foi um jantar! Kkkkk. Este merece muitas fotos!

Nós rimos que era um chá bar, pois o vinho não faltou! Kkkkk

Mesa farta!!!! Cheio de delicias!

As três faceiras!!!! Amo de mais minhas amigas!
A torta salgada que postei semana passada no momento Gourmet mas em versão pizza!!! Fiz nesta forma e depois cortei em quadradinhos ficou melhor para servir no chá e todos adoraram. Faço um post esta semana com as outras versões que fiz.
E para terminar o final de semana, domingo fomos para Nova Bréscia para o aniversário da Nona do meu marido, a Maria adora ir lá, uma cidade tranquila, com uma pracinha linda bem na frente da casa da Nona! Foi um dia maravilhoso!

Família reunida com a Bisa!
E aí não foi movimentada? E vocês também curtiram muito ou ficaram só no descanso?

Beijos e uma boa semana... Pois a minha já começou assim...


sexta-feira, junho 7

Momento gourmet: torta salgada de abobrinha e linguiça da Camila.

Olá pessoa! Mais um final de semana que começa, coisa bem boa, ainda mais que aqui no Sul amanheceu gelado, mas com um solzinho que torna o dia lindo. Meu final de semana vai ser corrido, muitas atividades em família e com amigos, coisa que amo.

Mas hoje o post é para falar de uma torta delicia que a querida Camila do CasaMila postou na semana passada e não resisti, fiz também na sexta (havia prometido de mostrar lembram?).

É uma torta salgada de abobrinha e calabresa, feita a massa no liquidificador, que a torna mais prática ainda, dá só uma olhada como ficou a minha:

A foto ficou horrível, tirei do Ipad pois a minha máquina estava sem bateria (para variar).

Fiz a receita como a Camila postou a única diferença é que ao invés da calabresa eu usei aquela linguiça colonial defumada, mas garanto que ficou tão bom quanto! Para ter acesso a receita na íntegra confere aqui no blog dela.

Como já falei, me apaixonei pela massa por causa da sua praticidade, então ontem à noite fiz a mesma massa mas com recheio diferente! Posto semana que vem pois vocês irão adorar tbm!!!

Enquanto isto hoje à noite vamos ficar assim:





de pantufas pois a noite vai ser fria...


Um bom final de semana para todos! Bjos

quarta-feira, junho 5

Dia de feira!

Faz mais ou menos um meio ano atrás que me dei por conta que perdia muito tempo do dia (que já é corrido) indo ao mercado quase todo dia, sim, eu ia quase todo dia, pois nunca definíamos o que iriamos jantar, e na maioria das vezes também tinha que pegar o lanche da tarde/pós trabalho e escolinha.

Este tempo que eu perdia, em média 1 hora por dia, poderia estar brincando 1 hora a mais com a minha filha! Então decidi que iria criar uma rotina de mercado/feira, iria me programar e iria apenas dois ou três dias da semana fazer as compras, para poder pegar sempre verduras e frutas fresquinhas e assim economizar muito tempo.

Para isto precisei elaborar um pré cardápio da semana, que está sempre ok, nem sempre fazemos o prato no dia estabelecido no cardápio, mas jogamos o programa de refeições dentro da semana. Isto está me ajudando muito. Além de economizar tempo, acreditem, estou economizando dinheiro, sim, além da gasolina, compramos menos no mercado, consequentemente o desperdício é menor e a alimentação melhorou muito, pois assim consumimos mais frutas nos lanches da tardinha e não caímos na tentação das guloseimas no mercado, só não diminuiu meus quilinho kkkk.


Estabeleci assim:

No início do mês compro os produtos de limpeza e higiene, quase sempre no mesmo mercado. Já sei o certo o quanto uso no mês inteiro então fica fácil.

Um dia da semana vou na feira que vende produtos fresquinhos de agricultores locais, a diversidade de verduras é grande, mas de frutas deixa a desejar.

Então tem um dia que eu guardo para ir em um supermercado muito bom aqui da cidade, ele é top de linha, um pouquinho mais caro que os outros, mas tem tudo que tu possa imaginar de frutas e verduras (e de muita qualidade), e eles tem um dia de promoção de hortifruti, então aproveito este dia.

E quase sempre vou perto ou no final de semana dai sim para comprar as bobagens ou "porcarias" como diz a Maria.

Olha, tenho que dizer que esta rotina me ajuda muito, além de ter mais tempo livre! Coisa rara nesta vida corrida né? E vocês tem alguma rotina de feira?

Beijos para todos!

segunda-feira, junho 3

Final de semana teve...

Olá pessoal, como foram de final de semana com um feriadinho? Eu não consegui emendar, mas mesmo assim foi ótimo, aproveitei muito em família já que o marido estava de folga no feriado.

Já falei um pouquinho do feriado no post anterior, agora vou falar do sábado e do domingo. 

Sábado começou com um dilúvio, nossa como choveu de manhã, mas no meio da tarde um sol lindo saiu e aproveitei para visitar a casa nova da minha prima e levar um mimo para o casal, já que o João (marido da prima) havia adorado o meu saleiro  é aqueles gourmet tipo um cano (faço um post dele para vocês, pois acho ele super fofo e prático). Ainda aproveitei para visitar os sogros e curtir um pouco a barriguinha da minha cunhada! Ah é uma menina!!! Viva a Isadora está por vir! Tenho certeza que será uma amigona para a Maria assim como a Vavá é!

Vamos às fotinhos então:

Solzinho entrando pela janela, amo!!!! E cheirinho renovado!

Minha orquídea que ganhei de dia das mães ainda lindona!

Jantinha na casa dos Trindade! Sempre uma fartura!

Com muito vinho! Casa de italiano...
E o domingo fechou assim com chimarrão e rapadura de melado! Amo!!!

Não sei pq esta foto está assim no blog :(
  Amanhã posto uma receitinha que fiz na sexta (copiei lá do CasaMila) tenho certeza que todos irão gostar!!!


Beijos e boa semana!