Se tem uma planta/flor que eu amo é orquídea, tenho apenas duas em casa pois não tenho muito espaço ou lugar bom para ela, já que apesar de ser uma flor do mato, necessita de um lugar e cuidados especiais. Olha as minhas ai:
Phalaenopsis híbrida rosa
Chuva-de-ouro
Eu tenho uma tia que me ajuda muito dando dicas de como cultivá-las, vocês deveriam ver a casa dela, cheia de orquídeas uma mais linda que a outra. E sempre tem uma florida! Inveja branca, rsrsrsrs.
Então selecionei algumas dicas de cuidado que foi passado pela minha tia e também que pesquisei na internet.
- o primeiro cuidado é dar pouca água, aguar apenas uma vez na semana, só se for como no verão passado deve aguar duas vezes na semana. Eu costumo utilizar um borrifador, assim ele umedece o substrato e não deixa água parada no fundo do vaso. Mas deve-se sempre manter o substrato úmido e não exagerar na água!
- As orquídeas devem ficar em locais arejados, não deve ter correntes de vento e a luz deve ser indireta do sol por algumas horas do dia, de preferência os primeiros raios de sol pela manhã ou no final da tarde. Eu deixo a minha perto de uma janela, onde a cortina barra o sol ou o calor excessivo, mas entra uma claridade boa pois pega sempre o sol da manha.
- Quando todas as flores caírem, o ideal é trocar a planta para outro vaso (se está no original, aquele de plástico comunzinho). Dar preferência para vasos de fibra de coco ou de vidro (aqueles tipo aquário), assim a luz penetra melhor nas raízes.
- Quando for replantar para melhorar a drenagem é bom adicionar alguns materiais Pode ser um pouco de argila expandida ou mesmo algumas pedrinhas ou cacos de telha.
- Além da drenagem é necessário alguns materiais para substrato assim mantem umidade nas raízes da orquídea já que é por ai que elas se "alimentam", casca de pinheiro, fibra de coco ou aquelas cascas que encontramos prontas para vender nas floriculturas (é bem baratinho) são os melhores.