Olá pessoal. Como foram de final de semana, por aqui o sábado foi de muito calor e o domingo de muita chuva, vento e temporal. O Estado está todo alagado, muita enchente, triste mesmo. Mas "amanhã vai ser outro dia" (neste exato momento estou escutando Cálice do Chico Buarque!)...
Bom, como está chovendo uma boa dica é leitura, não é? Então hoje venho falar mais um pouquinho de um livro que li, aliás já terminei ele a tempos, e queria antes ter feito um post para ele. É o livro "Ausência" da Flávia Cristina Simonelli.
A um tempo atrás a querida Flávia me enviou este livro de presente para ler. Ela me conheceu através do blog, fico feliz com isto, conhecer pessoas é maravilhoso, nos falamos apenas por e-mail, mas vi quanto querida e inteligente a Flávia é. Fiquei muito feliz de ter me enviado seu livro e assim vou contar minhas impressões sobre ele.
Aqui está a sinopse do livro que tirei da página da Editora:
“O que é um homem sem memória? Um homem que não se reconhece mais em
nenhum tempo, nenhum lugar, nenhum rosto?”
Daniel é médico neuropsiquiatra e começa a tratar de Ervin de
Apolinário, professor aposentado que apresenta uma doença degenerativa.
Tudo estaria dentro da rotina do consultório, não fosse a doença de
Alzheimer reavivar na memória de Daniel antigas dores, misturadas à
paixão obcecada por Natasha, filha do paciente, provocando a
desestruturação de seu casamento e a culpa por transpor seus limites
éticos.
Ausência é um romance que coloca ao leitor uma questão perturbadora: o
que acontece quando a mente começa a apagar as lembranças que constituem
a própria biografia?
O desenvolvimento do Alzheimer e o dilema de Daniel são o fio condutor
dessa trama permeada por relações complexas e questionamentos
existenciais que levam a refletir sobre o dinamismo inesperado da vida.
Agora vou falar um pouquinho das minhas impressões:
Tenho que confessar que eu não costumo ler muitos romances, não por não gostar mas por que eu acabava sempre lendo livros mais voltados para a História, ou que tem algo a ver com a linha de pesquisa que fiz meu trabalho de conclusão na faculdade, coisa que me dá muito prazer, mas que é uma leitura um pouco pesada e as vezes cansativa, pois exige muito mesmo. Mas este ano li pelo menos cinco romances, estou no sexto (se não me engano), e estou adorando, redescobrindo uma outra leitura. mas voltando ao livro...
O livro me surpreendeu muito, desde o início me prendeu na história, a Flávia trata do Alzheimer com uma sensibilidade única. Já contei aqui que a três anos atrás perdi minha vó, uma pessoa muito especial para mim e minha vó faleceu em decorrência desta doença terrível. Conforme eu ia lendo o livro, me identificava ali, tenho que dizer que me sentia como o médico Daniel, muitas vezes perdido nos pensamentos da doença, e mostrando a fragilidade dos personagens envolvidos na vida de Ervin. Mas o livro vai além disto e mostra como a doença mexe com a vida dos que estão por perto do doente, e é ai que a história fica melhor ainda.
Recomendo muito este livro, além da doença que fragiliza o Daniel, muita coisa vem à tona, e nos faz repensar a vida, e os caminhos que ela nos leva. Minha mãe já está lendo o livro e está simplesmente amando, não desgruda dele e já indiquei para várias pessoas aqui do trabalho, pois sempre me viam lendo nos intervalos!
Então deixo como dica de leitura este livro:
Título: Ausência
Autora: Flávia Cristina Simonelli
Editora: Novo Século
E novamente agradeço à Flávia por ter me enviado este belíssimo livro.
Uma boa semana para todos (com sol, assim espero!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário