Páginas

segunda-feira, julho 29

Garrafas lousa fofas que eu fiz!

Olá pessoal! Como passaram o final de semana? O meu foi ótimo, o frio deu uma trégua e a temperatura ficou agradável, então bora para a rua tirar o mofo, kkkk. Sábado tivemos mais um aniversário de coleguinha da Maria, coisa que ela ama rever os amigos da escolinha fora da sala de aula. E o domingo foi de muita brincadeira na praça e de artes da mamãe para o aniversário do meu sogro.

Lembra que fiquei de contar como fiz a minha garrafinha lousa? Pois é tão difícil, dá um trabalhão! Kkkkk. Brincadeirinha, é facinho, facinho... 

Esta foi a produção para o aniversário do meu sogro, vários modelos diferentes de garrafa, esta semana mostro como ficou na festa

Material:
  • Garrafas de vidro (pode ser vinho, cerveja, suco, óleo de oliva, é só usar a imaginação)
  • Tinta preta fosca sprey (mas pode ser vermelha, amarela, qualquer cor escura, mas tem que ser fosca para poder escrever com giz nela)
  • Giz (branco ou colorido) para escrever, desenhar...
  • Papel de jornal para forrar a bancada ou chão.
Modo de fazer:

Colocar o papel para forrar o chão, pois dá muita sujeira mesmo, dou a dica de fazer fora de casa, em seguida colocar as garrafas e pintar com a tinta spray! Simples assim! Deixar secar por uma meia hora e pronto! Só usar a criatividade para desenhar. Quando enjoar, passar um pano seco para tirar o desenho/escrita e fazer outro!


Pode usar só como garrafa decorativa ou como castiçal como eu fiz:


Uma boa semana para todos!!!

quinta-feira, julho 25

Dia do amigo!

Então venho hoje com um post atrasadinho! Mas gente, só hoje começou a aliviar o frio, realmente ficava sem ânimo para vir postar. Mas hoje além de estar uns 5 ºC a mais, hahaha, também é feriado na minha cidade e consegui sentar (com a Maria pendurada em mim claro) para postar.

Sábado passado foi o dia do amigo, então por esta razão decidimos fazer uma jantinha dos amigos aqui em casa. Tenho que agradecer à Adália e ao Iedo que se puxaram e conseguiram chegar aqui a tempo da janta! E Claro a Tanara que sempre topa as nossas "indiadas"!



Como estava muito frio (até brincamos que seria a festa da geada negra), esperei os amigos com aperitivos e um vinho. Ficou tão bonitinho que até tirei fotos para vocês:


A arte que disse que havia aprontado são estas garrafas de vinho fofas que fiz, dá para escrever com giz e apagar a hora que quiser e depois é só escrever de novo, aproveitei e usei de castiçal! Ensino direitinho no próximo post! Olha elas mais de perto!


Esqueci de tirar foto da mesa, e da jantinha, mas estava bem bom! Ah ganhei presentinhos também:


E para finalizar eu com minhas melhores amigas, para celebrar a nossa amizade!

Desculpa a qualidade desta foto! É do Instagram
Um bom restinho de semana e um ótimo final de semana para todos!

quarta-feira, julho 24

Inverno chegou!!!

Queridos amigos virtuais (ou não), me desculpem por ainda não ter postado as fotinhos do dia dos amigos que havia prometido (e minha arte também, acho que vão gostar), mas prometo que posto hoje à noite ou amanhã (já que aqui na minha cidade quinta feira é feriado!).

Mas como vocês devem ter acompanhado nos noticiários, aqui no Sul anda muito frio, mas frio mesmo, de "renguear cusco" kkkk, e quando chego em casa só tenho vontade de um banho quente, colocar um pijama bem quentinho, tomar uma sopinha (acreditem é nosso jantar quase todos os dias) e assistir um filminho com a Maria no quarto dela com o split ligado na temperatura máxima! Kkkk. Ah e um vinhosinho para aquecer pois ninguém é de ferro né? E olha que eu adoro inverno, mas esses últimos dias foram de mais, nevou em todos os cantos do Rio Grande (menos na minha cidade :( ).

Por aqui estamos assim:

Imagens goolge
Brincadeirinha! Kkkk, mas adorei a imagem! Bom então até amanhã com as fotinhos tá?

beijos para todos!

segunda-feira, julho 22

Com vocês o funcho!

Olá pessoal? Como passaram o final de semana? O meu foi bom, com altos e baixos, mas conto melhor amanhã pois não consegui descarregar as fotos da máquina, pois a Maria não para de fotografar a casa toda! Kkkk.

Bom como me perguntaram no post anterior sobre o funcho, achei legal fazer um post sobre ele, já que esta plantinha traz tantos benefícios para a gente.



Também não conhecia o funcho enquanto planta, a pessoa que me deu achou engraçado que eu só conhecesse o funcho dos saquinhos de chá industrializados (é que aqui no interior muitas pessoas tem plantação de chás nas suas hortas, minha vó tem e eu não sabia!)

Como eu falei eu conhecia o chá nos saquinhos então vem pronto para colocar na xícara com água quente, mas não sabia que poderia ser utilizado na culinária (até ver o Que marravilha!). Fui pesquisar sobre a planta e segue algumas informações:
 

O funcho, também conhecido por anis-doce, erva-doce, maratro, finóquio, fiuncho ou fiolho, é o nome vernáculo dado à espécie herbácea Foeniculum vulgare Mill. (sinónimo taxonómico de Anethum foeniculum L. e de Foeniculum officinale L.) uma umbelífera fortemente aromática comestível utilizada em culinária, em perfumaria e como aromatizante no fabrico de bebidas espirituosas e planta medicinal.

Para que serve o Funcho

Cólica; má digestão; flatulência; secreção das vias respiratórias superiores.

Propriedades do Funcho

Anti-inflamatório; antiespasmódico; diurético; antibiótico; expectorante.

Modo de uso do Funcho

Para fins medicinais são utilizadas as sementes do funcho.
  • Chá de funcho: Coloque 1 colher de sementes de funcho  numa xícara de água fervente, tampe, deixe amornar, coe e beba seguir. O chá pode ser adoçado com mel no caso de se tratar de problemas nas vias respiratórias ou sem adoçar no caso de flatulência. Tomar entre 3 a 5 vezes ao dia.
  • Nas receitas: A raíz e o caule do funcho podem ser utilizados no tempero de saladas e na preparação de pratos doces, gratinados ou refogados.

Efeitos colaterais do Funcho

Quando são respeitadas suas contraindicações não há efeitos colaterais relacionados ao funcho.

Contraindicações do Funcho

Em caso de hipertireoidismo e durante a gravidez.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Funcho
http://www.tuasaude.com/funcho/

Na minha receita eu usei só as folhinhas que parecem uma pluma de tão linda, e com um aroma maravilhoso!

quinta-feira, julho 18

Momento gourmet: Saladinha de pepino...

Olá pessoal, pois é vou postar mais uma receita hoje, duas seguidas. Mas é que fiz ontem e ficou uma delicia só e tive que dividir com vocês.

Ontem ganhei dois ramos grandes de funcho aqui no trabalho, pensei em secá-los e guardar para um eventual chá ou para colocar no chimarrão. Mas eles eram tão lindos, bem verdinhos e com um aroma delicioso que achei um desperdício deixá-los secando.

Me lembrei que em um episódio do Que Marravilha! Revanche, o Claude teve que fazer uma salada de pepinos com hortelã. Porém eu não tinha hortelã em casa, uns bichinhos comeram o meu pé e fiquei sem, pensei em substituir por funcho! Olha, ficou marravilhoso!





Ingredientes:

  • 1 pepino salada
  • 1 "ramo" de funcho (se tiver hortelã pode colocar também, eu não tinha)
  • 1 dente de alho (eu usei dois mas ficou muito forte)
  • 1 pote de iogurte natural
  • sal à gosto
  • 1 colher de óleo de oliva

Modo de preparo:

Cortar o pepino em rodelas e reservar. Em um pilão colocar o funcho e o alho e amassar bem, mas bem mesmo. Em seguida em um vasilhame colocar o iogurte e misturar com o funcho e o alho amassado. Acrescentar o pepino e temperar a gosto.

Fica uma delicia! tenho certeza que não irão se arrepender! A receita original do Claude está aqui.

Um bom restinho de semana para todos! Aqui no sul com muita chuva e frio!

terça-feira, julho 16

Momento gourmet: Purê de bata baroa e entrecot ao molho madeira

E ai como foram de final de semana? O meu foi muito bom. Começou sexta com um pouco de agito  mais um aniversário, mas aproveitei o sábado e o domingo para ficar em casa com o marido e a Maria.

Primeiramente gostaria de agradecer o carinho de todos, mas estou melhor, a vida tem que seguir né? Desculpa a falta de postagem semana passada, mas a Maria tirou novamente o bracinho do lugar, e dai é uma correria e um dengo só, hahaha, mas na hora que colocam o rádio no lugar ela fica bem, mas o "charminho" dura horassssss.....

E antes de postar o momento gourmet super delicia, quero falar de um Concerto de Rock que fui no ultimo domingo. A orquestra da UNISC se apresentou com artistas locais convidados e tocaram os clássicos do Rock. Foi perfeito, me emocionei em muitos momentos, os músicos e a Universidade estão de parabéns! Foi tanto sucesso que irão fazer nova apresentação pois muita gente ficou sem ver.




Então vamos aos finalmentes, kkkk. A receitinha de hoje é um Purê de batata baroa (ou mandioquinha) e um entrecot (pois é estou devendo um post sobre o entrecot, assim que der posto) ao molho madeira que é de comer rezando!



Receita para duas pessoas:


  • 200g de bata baroa
  • 2 colheres de creem cheese
  • 2 bifes (generosos) de entrecot
  • 1 pote de molho madeira
  • 1 vidrinho de champignon
  • sal à gosto
Modo de preparo:

Descascar a batata e cortar em cubos, colocar em uma panela com água e sal e cozinhar. Temperar os bife com sal e reservar. Em outra panela aquecer o molho com o champignon e reservar.

Após cozida a batata, colocar no liquidificador ou no processador com um pouco da água e bater, até ficar lisinha. em seguida colocar em um refratário e acrescentar o creem cheese e reserve.

Em uma bistequeira (ou frigideira) "fritar" os bifes.

Depois é só montar o prato: purê de batata, o bife e o molho e pronto! É só servir.

Um prato super fácil de fazer, charmosinho e delicioso! Acompanhado de um vinho então! Hummm!

Pessoal uma boa semana (fria, pois aqui acordamos com geada!) para todos. Beijos

quinta-feira, julho 11

Noticias! Ainda estou aqui!

Bom dia. Já é quinta feira e só hoje vim dar as caras né? Pois é, estava sem vontade de vir postar segunda, e na terça tive uma enxaqueca daquelas, passei a tarde inteirinha trancada no quarto escuro, ainda brinquei com o marido que achei que iria "juntar os pés", ou "bater as botas" como acharem melhor, fazia anos que não sentia uma dor de cabeça assim, sorte que tenho pessoas maravilhosas que trabalham comigo e me deram uma mãozinha e o maridinho que me cuidou.

Pois é, então um resumão rápido. Final de semana não começou bem, sexta à tarde recebi a noticia que um amigo nosso havia falecido, isto ajudou a tirar a inspiração para escrever, pois um rapaz novo com um talento impar havia falecido, e da forma como foi nos deixou mais triste ainda, mas sei que certamente o céu tem uma pessoa talentosa lá, e certamente ele estará tocando seu baixo lindamente, talvez se juntou com o "Raulzito" e está fazendo um som por lá!

Então o sábado, tentei não me abater e cuidar da minha pitoca, brincamos, passeamos, tentando melhorar o dia. A Maria queria muito o bonequinho do Meu Malvado Favorito, então levei ela para uma tarde de "porcaria" como diz ela, rsrsrs.


Já o domingo acordou depressivo mesmo,sabe aquele dia cinzento, chuvoso, frio... Pois é foi assim aqui no Sul, então dias assim só com gordices mesmo se não, não aguenta, hahaha! Eu e a Maria fomos para a cozinha para tentar animar o dia, e o resultado:

Nega maluca e chimarrão! tenho que postar esta receita, anima qualquer um! Cobertura de brigadeiro!!!
 E por fim minha segunda começou assim:


Com cantinho aconchegante, uma manta, um solzinho na janela (depois dos dias feios sempre vem um dia lindo!) e um ótimo livro!

Um bom restinho de semana para todos! Volto logo com notícias boas! Assim espero!

quarta-feira, julho 3

Momento gourmet: moranga caramelada

Como prometi, vim aqui mostrar a receitinha da moranga caramelada que fiz no sábado, é muito fácil de fazer e super saborosa. Aqui no sul ela acompanha as refeições principais (almoço e jantar) e não como sobremesa, é acompanhamento mesmo, misturamos muito o doce com o salgado, como a tradicional cuca e linguiça nos cafés da tarde. 

Esta moranga vai bem com massas, churrasco, galinhada, carreteiro,... Uma "belezura"!



Ingredientes:
  • 1 xícara de açúcar (pode ser o cristal que é o que uso ou o refinado)
  • 1 xícara de água morna
  • 400g de moranga cabotia (com casca mesmo mas sem sementes) cortada em cubos grandes (meio palmo de mão)
  • 3 cravos 
Modo de preparo:

Em uma panela grande coloque o açúcar para caramelar, quando ele começar a ficar na cor caramelo claro coloque a água e os cravos. Mexa bem para ficar um líquido homogêneo. Em seguida coloque os pedaços de moranga com a casca para cima 9que fique o laranja em contato com o caramelo.

Deixe cozinhar até a moranga ficar mole, vá fincando um garfo para ver se amoleceu, quando estiver quase pronta vire a casca para baixo e deixe cozinhar mais um pouquinho, e depois é só servir. Simples né? Não tem desculpa para não fazer!

Um bom restinho de semana para todos!

segunda-feira, julho 1

Para começar bem o mês...

Vou deixar uma provinha do que andei aprontando no final de semana...


A receita é esta aqui é a famosa massa com frango da Tássia, kkk. Vou chamar o Claude para a revanche! E para acompanhar teve... Moranga caramelada (posto logo, logo a receita)!


Eu fazendo a moranga e a Maria só observando, de repente ela me pergunta o que eu tava fazendo, disse que era moranga caramelada. Ela disse que a bruxa tinha isto em um livro do João e Maria, fiquei pensando que não lembrava de ter visto moranga na casa da bruxa, isto que li várias vezes aquele livro. De repente ela volta com o livro e a bruxa tinha levado uma tortada na cara, então ela estava com a CARA MELADA. Kkkkk, tive que rir da pitoca, e ela ainda disse assim apontando para as escritas do livro: "e a bruxa ficou com a cara melada"! Realmente estava!

Depois desta pérola da Maria uma boa semana para todos! Seja bem vindo Julho!