segunda-feira, setembro 30

Estou de volta pro meu aconchego...

Olá pessoal! Como estão? Depois de alguns dias longe do blog, voltei. Muitas pessoas me perguntaram se havia acontecido alguma coisa. Podem ficar tranquilos está tudo bem! Como é bom ver que as pessoas sentem falta dos post, fico feliz, agradeço a preocupação e o carinho que recebi por e-mail e pessoalmente.

Mas na verdade é que está tudo uma correria só, e não tenho muito tempo para sentar e postar, pois isto exige tempo. Sabe que até tento fazer isto, mas é eu sentar na frente do computador que a Maria já pula no colo querendo brincar. Sem contar que ela não consegue ficar um minuto sem mim, além de eu estar envolvida nos 4 aninhos (nem acredito já 4) da Maria e na função da formatura do meu marido. E gente, não tem um final de semana que não tenha uma, duas ou três festas para ir, isto cansa.

Quero deixar bem claro que não abandonei o blog e nem vou excluir ele viu? Apenas estou tentando me organizar. Sei que tenho várias postagens atrasadas e logo, logo colocarei tudo em dia.

Uma boa semana para todos! E uma ótima primavera (com sol!)


quarta-feira, setembro 11

Final de semana teve...

Olá pessoal, como foram de final de semana? Agitado, com sol?

Por aqui foi, agitado até de mais e com dias lindos. Foi de muita alegria e também de muito tristeza.

Sábado amanheceu lindo como a muito tempo não amanhecia num sábado assim, e com este dia lindo aproveitei e coloquei o "rouparedo" em dia, meu cesto estava transbordando, mas consegui acabar e lavar tudo! Viva! Hahah só quem é dona de casa sabe a felicidade que é ver o fundo do cesto de roupas né?

Ainda de manhã (a Maria adora fazer eu aproveitar cada minuto do dia, por isto acordou às 06:30, hahaha) fomos para a praça visitar a feira do livro que eu amo, e a Maria fez várias comprinhas, pena que eu quase não consegui olhar nada para mim, com criança só vamos em bancas infantis né? E encontrei minha grande amiga lá (um momentinho tenho que me explicar, a tonta aqui pra variar esqueceu a máquina fotográfica em casa e consequentemente não tem fotinhos, só as de celular!) e assistimos a Hora do conto do Livrinho da "Bruxa Roxilda" da Valquiria Ayres, linda historia sobre amizade. e a querida da Tata me acompanhou nas "indiadas" infantis!

Garotada toda com a bruxa Roxilda!
Depois eu, a Tanara e a Maria fomos almoçar e bater muito papo, coisa boa encontrar amigos, ajudam a nos deixar mais felizes sempre. Mais tarde fui a um Chá de Panelas da namorada do meu primo, aliás tive dois no final de semana, outro no domingo.  Gosto destes ritos de passagem, encontramos amigos, rimos bastante com as brincadeiras, nossa coitadinha não acertou muito não então já viu...

Lá no chá, que estava maravilhoso e bem divertido, acabei recebendo uma noticia triste, um vizinho da minha mãe, sabe aquelas pessoas que agradecemos por conhecer durante a vida, havia falecido de manhã. Ele era um senhor sereno, querido sempre com um sorriso amigo para alegrar. Era o Nono do pessoal do bairro. Fiquei bem triste pois conhecia toda a família, eram vizinhos de anos, me conhece desde pequenina e sempre brincava e perguntava pela Maria. vai deixar saudades naquela rua.

Bom então nem preciso dizer como foi meu domingo de manhã né? Fui me despedir dele. Aliás tenho que dizer uma cerimônia linda, como ele era, cheia de aplausos. E novamente a Maria questionando sobre a morte, mas desta vezes dizendo que a Estrela bem brilhante do céu (que na verdade era Vênus, viram que coisa linda que estava a Lua e Vênus?) era o Nono! Fofa da minha filhota, mas acredito que está entendendo melhor, do seu jeitinho.

E à tarde mais um chá de panela, rever as amigas do meu antigo trabalho, estava morrendo de saudades delas! Muita conversa e risada. 

Ah, gostaria de agradecer os comentários do post anterior, tentamos mesmo ir pelo lado mais fácil para explicar assuntos delicados aos filhos!

Boa semana para todos!!!

quinta-feira, setembro 5

Papo de mãe: Como falar de morte com as crianças.

Não pense que este post é uma formula mágica, na verdade busco é ajuda com vocês. É um assunto super delicado, pois certamente seu filho vai passar por uma perda, pode ser na infância ou na fase adulta, pois uma coisa é certa ninguém é eterno e temos perdas na vida.


Faz mais ou menos dois meses que a Maria começou a nos questionar sobre o assunto. Ela aprontou alguma arte em casa e eu disse: "Tua bisa já diria que tu tá bem medoinha hoje". Logo ela quis saber qual bisa dizia isto, respondi que era a Minda, mas que ela não se lembrava dela pois já estava no céu como uma estrelinha.

Dias depois faleceu um amigo meu e ela questionou se havia virado estrelinha também, respondemos que sim, todos que morrem viram estrelinhas. Até então ela levou numa boa, afinal ela conhecia nosso amigo, mas não era muito próxima, pois fazia tempos que não nos falávamos, então não sentiu a sua falta e acredito que não entendeu muito bem também.

Mas a duas semanas atrás faleceu o cachorro que a Maria mais gostava da minha sogra, o Preto, já velhinho, não enxergava nem caminhava direito, não encontrava a comida e assim ia, até que faleceu. A Maria pela primeira vez sentiu a tristeza de perder alguém que ela gostava, chorou, ficou triste, explicamos que ele já estava muito doente e não aguentava mais ficar aqui e todo aquele papo de que agora ele está melhor... Por uma semana não tocou no assunto. Aliás teve um dia que vimos uma estrela cadente e ela disse que era o Preto correndo no céu, nossa deu uma dó da minha pitoca, chequei a chorar escrevendo só de lembrar.

Semana passada ela perguntou para minha sogra se ele havia virado estrelinha mesmo e se agora ele estava bem. Ela respondeu que sim, que agora ele estava muito feliz, recuperado e brincando bastante mas lá no céu. Então a Maria disse que se estava bom já poderia voltar para ficar conosco de novo.

Novamente conversamos com ela, explicamos que não voltamos como nós somos depois que viramos estrelinhas, mas que sempre a estrelinha estará lá no céu cuidando a gente. Acho que agora ela entendeu, apesar de ainda estar tristinha. Este não é um processo fácil, nós adultos ainda não entendemos direito, e sabemos quanto difícil é lidar com perdas, mas é um processo que como falei no início do post todos passaremos.

Não sei se falamos ou agimos de forma correta, e gostaria do fundo do coração saber como vocês trabalham com este assunto com as crianças. Li muito a respeito, as cada um tem a visão diferente da morte, e sabemos o quão difícil é para confortar quem fica.

Um bom restinho de semana para vocês.

segunda-feira, setembro 2

Meio Bossa Nova e Rock'n Roll

E é através deste título que eu me defino, hahaha, eu e o Cazuza! Hoje vou dar uma pausa nos 5S e vou falar um pouquinho de decoração, de casas reais.

Dias destes pesquisando sobre decoração de casas reais, vi que muitas decorações se inspiram em países como França, EUA e Inglaterra, mais precisamente nas cidades de Paris, Nova Iorque e Londres. Antes  de seguir o post, quero deixar claro que não é uma crítica viu, pois também tenho fascínio por estas cidades, mas poucos se inspiram no Brasil, já que moramos nele né?

 Então aí que eu quero falar um pouco da decoração aqui de casa e do nosso estilo. Particularmente eu sou apaixonada pelo Brasil e seus regionalismos, sim pois em um país enorme encontramos muitas culturas diferentes e é isto que torna este país mais rico. Além do Brasil, tenho um fascínio também pela cultura da América Latina, pela Índia, Indonésia, Portugal, Espanha e pela África. Nenhum país super desenvolvido economicamente né? Mas riquíssimo no âmbito cultural. 

Minha casa é uma mistura de tudo isto, não é uma casa de revista, mas posso garantir que é super aconchegante e caprichada nos detalhes.

Grande parte dos objetos da decoração foram ganhados de pessoas queridas que viajavam e lembravam de mim. Os objetos africanos meus tios trazem da África, ganho pelo menos um por ano, quando eles vem passar as festas de final de ano conosco, eu amo!

Então chega de papo e bora conhecer um pouquinho da minha casa!

Este quadro marido comprou para a casa! Foi em um Encontro de culturas que ocorreu aqui na cidade!

Mais de perto! Prédio de Abu Dabi que papai trouxe para mim, Quadrinho que o cunhado me deu, porongo do Uruguai, e o cervo africano.

Este quadrinho é uma homenagem à musica brasileira, vi a imagem rolando no face e não resisti.

Bandeja que acabei de pintar! Tinta spray é tudo na vida! Ah o quadrinho sempre muda, já teve desenho da Maria, e até uma homenagem ao Raulzito já passou ai! 

Desenho da Maria, radio antiguinho que ganhei da minha mãe, uma lanterninha que ganhei da minha irmã e uma casinha da Argentina!

Ovo lindo de avestruz, presente da África, e minha coleção de DVD's do Chico Buarque!

Presentes do Nordeste brasileiro e meu elefantinho indiano!

Minhas mulatas! Adoro!

Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho da minha casa. São objetos que guardo com muito carinho!

Boa semana para vocês!