quarta-feira, setembro 24

Flores de corte para alegrar a casa.

Me inspirando com a chegada da primavera...

Já mostrei algumas vezes aqui no blog (e no Instagram @tassiacm) que amo flores pela casa, principalmente as naturais. Perto da minha casa tem uma floricultura da qual já virei freguesa, a dona até já sabe as flores que gosto para enfeitar minha mesa.

Pensando nisto aproveitei para fazer uma lista com as flores de corte que mais gosto e passar algumas dicas para vocês de como fazer para elas durarem mais.

Astromélia:

É uma das que mais compro para enfeitar a casa, acho que a durabilidade dela é boa, no inverno chega a durar 15 dias e na primavera e verão em torno de 07 dias. Tem uma variedade enorme de cores, o que ajuda a mudar frequentemente a decoração também.

Esta imagem é do Google, mas para ver de pertinho como ela é.
Esta aqui é aqui de casa, este arranjo fiz com duas cores, amarela e rosa.
Lisianthus:

Também uma flor que compro com frequência, porém ela é um pouquinho mais cara que a Astromélia, mas faz arranjos lindos também. As cores são variadas. A durabilidade dela é maior, no outono/inverno dura em torno de 20 dias e na primavera/verão em torno de 15 dias.

Imagem Google.
Esta aqui está enfeitando meu lar... Boas vindas a primavera.
Lírio:

Como o Lisianthus ela é mais cara, mas a durabilidade dela também é maior. produz arranjos lindos, porém se você tem renite como eu, não é muito indicado pois tem um cheiro mais forte, quando abre a porta da casa já dá para sentir que tem lírio no ambiente. Uma dica é pedir para o pessoal da floricultura cortar fora o pólen dela (esta parte mais escura da planta na foto), assim diminui um pouco os espirros em casa.

Segue só a fotinho do Google, não encontrei a minha no insta!
Gérbera:

Esta é uma flor super versátil, de durabilidade boa, o tempo de duração dela é igual a da Astromélia, acho que é uma das flores de corte que tem a maior variedade de cores. Olho para elas e lembro da minha falecida avó, que adorava uma gérbera! rsrsrsrs.

Imagem google.
Copo de leite:

E para finalizar uma das flores que acho mais charmosas e chiques, o copo de leite. Ele por si só em um vaso estilo solitário já fica lindo em arranjos então fica de uma elegância só. Apesar de adorar não costumo comprar muito, pois é difícil achar aqui na minha cidade ele já em corte, mas quando encontro compro. O único cuidado é que a seiva dele é um pouco venenosa, e quando manipular lavar logo as mãos para não correr o risco de passar na boca ou olhos. E ter um cuidado maior se tiver com criança ajudando a manipular a planta. aqui em casa a Maria adora ajudar a arrumar as flores.

Imagem Google
Não coloquei a rosa aqui, pois rosa é a flor de corte mais comum, e particularmente é a flor que menos gosto, rsrsrsrs. E coloquei uma lista conforme a minha preferência, obviamente que tem muitas outras, basta pesquisar e conversar um pouco com floristas.

Algumas dicas para aumentar a vida útil das flores de corte. 
  • Trocar a água do vaso diariamente
  • No verão pode colocar uma pedrinha de gelo junto na água
  • A cada dois ou três dias cortar um pouquinho do caule na diagonal
  • Pode-se acrescentar uma colher de água sanitária para cada 1L de água no vaso.
Espero que tenham gostado das dicas e se inspirem para deixar seus lares floridos!

Bom restinho de semana.

Beijos Tássia

4 comentários:

Blog Dona Ingrid disse...

Amo Astromélias!
E acho que rosas não se compra, se ganha! hahaha

:*

Gabriela Rodrigues disse...

Adoro as astromélias, são tão lindinhas =)
E a Copo de Leite é super imponente, né? Linda tbm!

beijos!!
Gábi

Gelia disse...

Oi Tássia, fui na floricultura hoje, coincidência.

Minha preferida é tulipas mas não dura muito, depois gérbera. embora a igreja quandom casei foi decorada com Lisianthus:, linda combinação vc fez de rosa com amarelo

bjs

Cynthia Le Bourlegat disse...

Ah, que lindo ficou o arranjo! Adoro astromélias, uma das minhas preferidas, e duram bastante né? beijo querida