quarta-feira, maio 25

Abrindo os porões...

Este post é uma dica e para falar de uma coisa séria.
Nunca imaginei que, apesar de gostar de assistir novelas, eu passaria a indicar uma, hehehe.
Estou falando da novela Amor e Revolução exibida no SBT, é logo após o termino a novela da Globo das 21h. Não estou aqui para falar sobre a produção, que não é muito boa comparada às outras emissoras, mas sim sobre a temática, que supera e muito.

Imagem retirada do Google

É um romance  entre uma militante comunista e o filho de um general que ajudou no golpe. Tem como pano de fundo  o período de ditadura militar brasileira.
Começou sua história contando os momentos que antecederam o golpe militar em 1964.
Vem mostrando a repressão, a atuação do DOPS (Departamento de Ordem e Política Social) e a tensão social neste período. Mas o que mais impressiona é que no fim de cada programa apresentam relatos de pessoas que foram torturados neste período, chamados de presos políticos.


Este é um dos vários depoimentos que tem, juro que chorei no dia em que vi ele.

A novela também tem uma trilha linda com Chico Buarque, Gilberto Gil, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, e assim vai...
Além de ser pioneira, poi protagonizou o primeiro beijo homosexual em uma novela da televisão aberta brasileira. Viva!!!

Agora meu lado historiadora fando:
Acho que já estava na hora de quebrar o silêncio destas pessoas e deixarem elas contarem suas histórias, isto que o que a novela apresenta não é quase nada do que aconteceu, quantas pessoas que "simplesmente desapareceram" e não teremos os seus relatos.

Acho que seria isso, fica a minha dica, vale a pena conferir.

Bjos até o próximo post!

Um comentário:

Daca disse...

Amiga!

Estou aqui aos prantos. Nossa, embora a gente saibda da história e eu bem menos que vocês. Fico impressinada do que o ser humano é capaz de fazer. Se é que podemos chamar as pessoas que fizeram isso de seres humanos.
Obrigada pela dica de historiadora.
Bjs
Daca