quarta-feira, fevereiro 12

Momento gourmet: risoto de filé com funghi

Antes de postar a receitinha quero falar que fui guerreira em fazer risoto na sexta feira passada, o calor era tão grande que marido ficou com pena e levou um ventilador para mim, rsrsrs, sem contar que no final "tive" que tomar uma espumante para me refrescar!

O meu marido não gosta muito de risoto, nem lembro de ter feito para ele antes, pois sempre reclama quando digo que vou fazer, mas na sexta eu estava com tanta vontade de comer que não me aguentei, fui para a cozinha preparar o risoto de filé com funghi, devo dizer que ele amou e pediu para repetir!

Vamos a fotinho do prato:



Antes de passar a receita quero falar do funghi que eu compro da Uniagro* que é uma delicia, principalmente para usar em risotos, além do preço dele ser bem mais em conta, é só seguir o modo de preparo que tem atrás, outro produto que uso deles da mesma linha é o tomate seco, ele não vem naquele óleo e também precisa ser hidratado.

 Vamos à receita:
  • 100g de filé de gado cortado em tiras bem pequenas
  • 1 sachê de funghi (usei este de 30g)
  • 1,5l de água morna
  • 1 caldo de carne (opcional)
  • 1 xícara de arroz carnaroli (especial para risoto)
  • sal à gosto
  • 3 colheres de sopa de manteiga 
  • 1 colher de sopa de óleo

Modo de preparo:

Utilizar a água (1,5l) para hidratar os cogumelos conforme escrito na embalagem do produto. Depois de hidratado tirar os cogumelos para picar em tiras e neste caldo colocar o caldo de carne, dissolvê-lo e reservar.

Primeiro coloque o óleo na panela para aquecer, em seguida doure a carne na panela com um pouco de sal, após dourada retire da panela e reserve.

Na mesma panela coloque o arroz e dê uma leve fritada, em seguida acrescente duas conchas de água e vai mexendo, conforme for reduzindo a água acrescentar mais caldo, fazer isto até o arroz ficar cozido al dente. Corrija o sal se necessário.

 No final acrescentar a carne e o funghi depois de misturado e aquecido desligar o fogo e acrescentar a manteiga, mexer bem até ficar cremoso e servir.

Deve ser servido quente, portanto saiu da panela para a mesa! 

Acompanhamos com um espumante pois estava muito quente, mas pode ser acompanhado por um vinho tinto que fica uma maravilha! Ah nos "obrigamos" a curtir o DVD do show "Carioca" do Chico Buarque, perfeito né?




Abraços à todos!


*Não é um post patrocinado, quando provo algo que gosto, sempre busco compartilhar aqui no blog.

7 comentários:

Carol Sena disse...

Nossa to doida para fazer risoto... nunca fiz! Esse parece delicioso!!!

Daca disse...

Nooooossa amiga. Eu amo risoto de funghi mas nunca fiz. Vou copiar a receitinha. Fico muito feliz quando tu postas as receitinhas pois me dá uma sensação de: " lá vem comida de verdade". Sinto uma sensação agradável demais.
Adorei a receita e ainda mais a espumante para acompanhar.
Bjokas!!!

Gelia disse...

Tássia, fiz risoto ontem a noite, adoro agora acredita que não sou chegada em funghi, mas como rsrs assim no risoto é gostoso rsrs

bjs

Gélia

O meu pensamento viaja disse...

Nossa! Que delícia. Adoro risotto e essa combinação parece-me perfeita. Receita guardada.

Obrigada, muito, muito obrigada pelo teu carinho, linda! Sem vocês eu não seria!
Beijo

decorayadora disse...

Hola Thasia querida adoro el Risotto yo no lo he preparado nunca ya que pienso que da mucho trabajo Esa receta se ve una delicia

Rosangela disse...

Parece delicioso oba vou arriscar aqui bjs.

Chris Ferreira disse...

OI Tássia, eu estava procurando uma receita de risoto com funghi. Mas eu quero fazer com arroz negro. A minha filha, diferente do seu marido, ama risoto.
bejos
Chris
Inventando com a Mamãe