terça-feira, abril 29

Cuidados com as orquídeas

Se tem uma planta/flor que eu amo é orquídea, tenho apenas duas em casa pois não tenho muito espaço ou lugar bom para ela, já que apesar de ser uma flor do mato, necessita de um lugar e cuidados especiais. Olha as minhas ai:

 Phalaenopsis híbrida rosa


Chuva-de-ouro

Eu tenho uma tia que me ajuda muito dando dicas de como cultivá-las, vocês deveriam ver a casa dela, cheia de orquídeas uma mais linda que a outra. E sempre tem uma florida! Inveja branca, rsrsrsrs.

Então selecionei algumas dicas de cuidado que foi passado pela minha tia e também que pesquisei na internet.

  • o primeiro cuidado é dar pouca água, aguar apenas uma vez na semana, só se for como no verão passado deve aguar duas vezes na semana. Eu costumo utilizar um borrifador, assim ele umedece o substrato e não deixa água parada no fundo do vaso.  Mas deve-se sempre manter o substrato úmido e não exagerar na água!
  • As orquídeas  devem ficar em locais arejados, não deve ter correntes de vento e a luz deve ser  indireta do sol por algumas horas do dia, de preferência os primeiros raios de sol pela manhã ou no final da tarde. Eu deixo a minha perto de uma janela, onde a cortina barra o sol ou o calor excessivo, mas entra uma claridade boa pois pega sempre o sol da manha.
  • Quando todas as flores caírem, o ideal é trocar a planta para outro vaso (se está no original, aquele de plástico comunzinho). Dar preferência para vasos de fibra de coco ou de vidro (aqueles tipo aquário), assim a luz penetra melhor nas raízes.
  • Quando for replantar para melhorar a drenagem é bom adicionar alguns materiais Pode ser um pouco de argila expandida ou mesmo algumas pedrinhas ou cacos de telha. 
  • Além da drenagem é necessário alguns materiais para substrato assim mantem umidade nas raízes da orquídea já que é por ai que elas se "alimentam", casca de pinheiro, fibra de coco  ou aquelas cascas que encontramos prontas para vender nas floriculturas (é bem baratinho) são os melhores.
 Boa semana para todos e viva esta semana também tem feriado!

5 comentários:

decorayadora disse...

Que buenos consejos Tassia querida !!yo tengo una orquídea y me ha costado mucho que se más tanta bonita

Gabriela Rodrigues disse...

Amei a sua amarelinha....super florida!! Que continue assim =)

Beijos,
Gábi

Marie disse...

Se vc tomar chá de camomila, ponha o saquinho usado na raíz e deixe lá sempre úmido, vez por outra ( tomando outro chá) troque o saquinho.
Aqui no país onde moro são bem baratas, cheguei a ter 26, mas sem ter onde por e sobre tudo no inverno, acabei lotando a banheira e todo mundo querendo se meter lá dentro quando nevava...
Fui dando, destribuíndo, e achei melhor assim, deu peninha mas cria poeira, pede atenção e eu ñ tinha tempo/ didposiçao!
Já na casa de minha amiga q levou dezenove de una só vez, as que ñ me floresciam brotaram seis de uma só vez, fiquei triste, com invejinha e recebí como resposta q em minha cada elas ñ estavam felizes...
Minha miga até me perguntou se eu queria devolta pq fiquei triste.
Mas agora tenho outras seis e já me custa dar atenção!
Todo mundo sabe q gosto e pegou moda geral pq são mais baratas q rosas e duram bastante.
Tenho amigas q quando termina a florata descarta no lixo pra ñ ter trabalho!

Blog Dona Ingrid disse...

Amo orquideas!
E essa negocio de dar pouca agua é perfeito!
:)

Coisas de Tássia disse...

Oi Marie, obrigado pela dica! Vou tentar.

Fiquei triste em saber que estas plantas lindas são descartadas assim... Mas realmente elas dão um trabalhinho para cuidar.

Bjos