terça-feira, julho 29

Momento gourmet: pão caseiro da vovó

Já que pediram por e-mail e no Instagram segue o post do pão da vó!

Minha vó faz um pão maravilhoso, como ele desde pequena, quando ela fazia uma "fornada" sempre levava um pão para nós, chegava a dar briga com a minha irmã para ver quem iria comer a "bundina" do pão quentinho, a casca é muito crocante e o miolo super fofinho.Essa mesma massa ela faz uma pizza caseira, estilo as de aniversário, que vocês não conseguem ter ideia da delicia que é, começa a comer e não para mais.

Durante uma visita a ela nas férias comentei que queria a receita do pão, ela disse que melhor do que pegar a receita por escrito era aprender a fazer vendo e colocando a mão na massa com ela. Então marcamos para fazer este workshop. Foi uma tarde deliciosa, de muito aprendizado e muitos papos, visito minha vó frequentemente, mas sempre bem rapidinho já que a correria toma conta, mas aquela tarde foi especial para mim, para ela e para a Maria. Aprendi a fazer um pão doce também, onde minha avó convidou a Maria para sovar com ela. Lindo ver como as duas se dão bem, são momentos como estes que marcam nossa infância.



Mas sentimentalismo à parte, segue a receita, vou tentar explicar o passo a passo vamos ver se entendem. A receita é a seguinte (rende dois pães grande):

Fermento:
  • 2 pacotes de fermento biológico seco (segundo ela usar o Salf-instante, que é o que mais dá certo)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 xícara de água morna

Em uma bacia/ vasilhame misture os três ingredientes e deixe descansar por aproximadamente cinco minutos, vocês vão ver como dá uma "espuminha" marrom, isto é o fermento agindo. Enquanto o fermento age bora separar o resto dos ingredientes.
  • 1 ovo (opcional, já fiz sem e deu certo)
  • 1 colher se sobremesa de sal (se preferir pode colocar menos)
  • 5 colheres de sopa de óleo (da sua preferência eu usei de soja)
  • 5 1/2 xícaras de farinha (pode ser que precise mais pois depende do ponto da massa)
  • 1 1/2 xícaras de água morna

Agora é bem simples de fazer. Pegue a bacia com o fermento já agindo e acrescente o ovo, sal, óleo e vai aos poucos adicionando a farinha e a água, este passo eu começo mexendo com uma colher, mas no final você vai vendo que a massa vai ficando menos melequenta, e dai pode passar um pouco de óleo nas mãos e ir mexendo com as mãos mesmo.

O ponto da massa é meio mole, mas não líquido, portando se você ver que começou a ficar mais consistente pode já deixar descansar.

O descanso depende do tempo que a massa levar para dobrar de tamanho. Caso queira apressar esta etapa é só colocar para crescer no forno ligado no mínimo, é que a massa de pão depende de um ambiente quente e úmido para crescer.

Depois de dobrado de tamanho é só colocar um pouco de farinha nas mãos e dividi-lo em dois, arrumar no formato da forma e colocar em duas formas para pão já untadas com óleo e deixar crescer novamente até dobrar de tamanho.

Após e só assar em forno à 250°C por aproximadamente 15 a 20 minutos. Se ver que na parte de cima está já bem dourado, desligue o dourador do forno e deixe assar o restante do tempo.

Pode parecer complicado pois tentei deixar bem descrito como se faz, mas é bem fácil de fazer, eu garanto. Qualquer dúvida podem me enviar e-mail ou deixe seu e-mail aqui nos comentários que respondo.

Garanto que esse pão quentinho recém saído do forno com uma manteiguinha e um cafezinho é tudo de bom!

Beijos para todos!

Tássia Meinhardt

9 comentários:

Tatiane Freitas Moraes disse...

Que Delicia..
vou guardar a receita e fazer.

beijos

Taty disse...

Menina amooo pão feito em casa, mas não tenho coragem de fazer, acho que não vai dar certo de jeito nenhum!
Anotei a receitinha aqui, se tiver coragem faço e venho te contar como ficou rs

Bjus

Taty

Unknown disse...

Já anotei a receita e com certeza vou fazer, depois te conto.
Beijos
Ki
www.donakizzy.com.br

Elza Carrara disse...

Receita anotadíssima! Nunca fiz pão, rsrs
Bjs

piteis da dinha disse...

Hummm, pão de vó já é delicioso e esse parece mesmo especial.

Bjssss

Tatá disse...

O pão da vó tem seu valor!!!! rsrssr. Bjus

decorayadora disse...

que buena receta Tassia querida! se ve una delicia
besos

Apê Amarelo disse...

Oi Tássia,
Cheguei hoje no seu cantinho pra ver de cara essa receita que me deixou com água na boa :)
Parece uma delícia!
Beijos

http://decorandoetal.blogspot.com.br/

Gelia disse...

Oi Tassia mais que gostar da receita pão, gostei da historia com a sua avó, como VC disse são estes momentos que ficam gravados na memória pra sempre. Mas to levando a receita. Bjs