sexta-feira, agosto 30

Programa 5S de organização você conhece?


Sexta feira, bom para falar de organização, pois não precisamos deixar para segunda feira o que podemos iniciar hoje, hahaha. E este é o assunto de hoje.


 Vocês já conhecem este programa chamado 5S? Eu tive conhecimento através do setor em que trabalhava anteriormente e adorei. Apesar de achar ele cansativo no início, pois necessita de muito tempo disponível para organizar tudo e etiquetar, na prática do dia a dia ele é maravilhoso, pois facilita muito a vida da gente. 

Mas afinal o que é o 5S:

É um programa que surgiu no Japão (só podia né?) na década de 50 que busca melhorias para o ambiente de trabalho, uma padronização dos setores da empresa e uma maior funcionalidade das tarefas do dia a dia. Consequentemente diminui a perda de tempo (principalmente em procurar o que está fora do lugar) e desperdício de matérias, pois se trabalha com um estoque mínimo e ainda proporciona uma qualidade de vida.

Principais objetivos:

· Eliminação do Desperdício;
· Otimização com Ampliação do Espaço;
· Ambiente de Trabalho Agradável;
· Prevenção de Quebras e Acidentes;
· Autodisciplina;
· Padronização do Processo;
· Administração Participativa;
· Desenvolvimento do Espírito de Equipe;
· Redução / Eliminação de Condições Inseguras;
· Mudança de Comportamentos e Hábitos;
· Melhoria das Relações Humanas;
· Confiabilidade dos Dados de Controle.

Este programa foi desenvolvido para ser aplicado em empresas, mas tenho certeza que pode ser aplicado em qualquer lugar, até na nossa casa. E este é o objetivo do post. Estou tentando implantar em tudo, no trabalho e na casa, pois sabemos como o tempo é importante na vida atualmente. Conforme eu for organizando a casinha, mostro para vocês.

Mas vamos conhecer mais um pouquinho do programa? Ele parte de 5 palavrinhas que começam com a palavra S por isto os 5S que corresponde a cada etapa/senso:

SEIRI = Organização
SEITON = Ordem
SEISO = Limpeza
SEIKETSU = Conservação
SHITSUKE = Disciplina

Já dá para ver como um S conversa com o outro S né, e a importância de cada um no processo. Como este post está ficando cansativo por ser muito longo e muito texto no próximo post vou falar um pouquinho de cada senso e seus objetivos, espero que gostem e que ajude vocês também.

Um bom final de semana para todos, espero que aqui no Sul ensolarado e com temperatura agradável, chega de frio!

3 comentários:

Fernanda Lucena disse...

Oi Tássia, n conhecia mas adorei!
Mt legal!

Bjoos

muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

Gelia disse...

O Tássia eu conheci este programa na faculdade e depois na empresa tb, aqui na empresa até que funciona em casa, só em algumas coisas mas é ótimo.

bom final de semana

Bjs

Gélia

Elza Carrara disse...

Tassia, tudo caminha mesmo junto! Organização, disciplina, etc...Parece mentira, mas ás vezes eu gosto de fazer uma mega limpeza e organização aos Domingos, pois marido está aqui em casa e me ajuda e também porque a semana começa bem melhor com tudo limpo e organizado :)
Adorei o post e vou aguardar as próximas dicas!
bjs