segunda-feira, julho 7

Momento gourmet: carreteiro de alcatra

 Finalmente passou a chuva e um frio gostoso chegou novamente ao estado, está um dia lindo de sol e um frio gostoso que faz todo mundo andar com mãos no bolso, muito casaco e cachecóis... Um frio assim me lembrou de uma receitinha que tinha guardado aqui para postar para vocês, pois nada melhor para acompanhar o frio do que uma comidinha quentinha e um chimarrão ou um vinho, bora curtir o inverno então...

Se tem programa de culinária que eu adoro é o Tempero de Família do Rodrigo Hilbert, até já comentei aqui do programa, apesar de não estar gostando muito mais deste formato novo, quero de volta só o Rodrigo na TV!!! 

Já tentei algumas receitinhas que apareceram por lá, mas dias destes olhando no site vi de novo a receita do carreteiro da Tequinha, a sogra dele, e aqui no sul é muito comum fazer carreteiro ou galinhada principalmente agora no inverno pois é uma comida que conforta e aquece o coração e a alma além de ser fácil e prática de fazer, como minha mãe diz suja uma panela só!

Eu vou ser bem sincera que eu não faço bem igual a ela, pois no carreteiro colocamos o que gostamos, mas ficou super parecido! Aqui está o dela e abaixo segue a minha receita:


Receita para duas pessoas e meia (a Maria conta como meia pessoa, rsrsrsrs)

1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de açúcar
1/2 kg de alcatra picada em cubos bem pequenos
1 cebola picada em cubos pequenos
1 pimentão verde cortado em tiras pequenas e finas
3 dentes de alho picados
2 tomates bem maduros cortado em cubos pequenos
Cominho, sal e pimenta (a gosto)
1 1/2 xícaras de arroz parboilizado
Ovo cozido e salsinha (para decorar)

Modo de preparo:

Coloque uma panela de ferro no fogão para já ir aquecendo, coloque uma colher de óleo e uma de açúcar para o açúcar "queimar", quando ele já estiver bem escurinho (mas não marrom muito escuro) acrescente a carne, a cebola, o alho e um pouquinho de sal, deixe fritar bem. Este açúcar queimado é que vai ajudar a dar uma cor linda ao carreteiro.

Em seguida acrescente o pimentão e o tomate o cominho e a pimenta, deixe cozinhar até formar um molho, vá acrescentando um pouquinho de água quente para não queimar. 

Aproximadamente após uns 20 minutos de cozimento acrescente o arroz, coloque duas vezes e meia da medida do arroz de água e corrija o sal. Deixe cozinhar, mas mexa frequentemente o carreteiro para não grudar no fundo da panela até o arroz ficar cozido.  Eu gosto bem molhadinho, com bastante caldo, então é só ir acrescentando água quente se ver que está secando muito, quando cozido, finalizar com ovo cozido e salsinha, pode servir na panela mesmo, a panela de ferro dá um charme e fica bem "campeiro" como dizemos aqui no sul.


8 comentários:

Unknown disse...

Hummm delícia!! Anotando a receita pra já kkkk
Bjoos flor, seguindo vc. Te espero lá no meu.
melhoresposa.blogspot.com

Gessica Morais (Kinha) disse...

Ai que delicinha!
Beijo
;)
www.umalindapromessa.com

Liliane de Paula disse...

Adoro arroz carreteiro.
Com qualquer carne.

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Que delícia de receita! Eu tb adoro os programas do Rodrigo! Muito bom!
Beijos!
CamomilaRosa

MARI disse...

Hmmmmmm que delícia!!!!! Parece ser muito boa essa receita e não é dificil... a panela num tenho mas o papi tem, quem sabe me arrisco. Rsrs.
Bjsss

Chris Ferreira disse...

Huuum....deu água na boca!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

Gabriela Rodrigues disse...

Oii!!

Eu tbm gosto do programa dele, mas esse novo formato ainda não vi, acredita? Só o antigo!! =)

Beijos e um ótimo jogo hoje!!! rsrs...

Blog Dona Ingrid disse...

Que delicia!
Aqui em Brasília estamos sofrendo com o frio também!
tá tão frio que eu me sinto na europa! hahahah