quinta-feira, março 13

É indispensável!

Dias destes uma amiga minha que irá morar com o namorado me pediu uma lista de utensílios que eram indispensáveis para a cozinha, já que ela não cozinhava e agora queria se arriscar no mundo gourmet. Fiquei pensando em coisas que achava importante ter na cozinha, e me dei conta que quando me mudei não havia comprado nenhuma destas e com o tempo por necessidade fui adquirindo.

Fiz uma listinha não só de utensílios mas de coisas que acho importantes.

1. Medidor: esses dias vi um programa da Rita Lobo em que ela dizia que "uma boa receita e ingredientes na medida certa não tem erro", e concordo com ela, por isto que um medidor é indispensável!


 2. Coador: pode parecer coisa da vó, mas um coador sempre é bem vindo na cozinha, eu utilizo muito quando quero deixar um molho lisinho....


3. Colher de pau/bambu: não tem nem o que argumentar né? Principalmente para usar em panela antiaderente, acho as colheres de polipropileno muito molengas... rsrsrsr. Ah vi em um programa que as colheres de bambu são bem mais higiênicas do que as de pau por causa da fibra do bambu e de uma "proteção" antifúngica natural que ele tem. Então não custa passar a dica né?


4. Espátula de silicone:  vou confessar que no início eu achava frescura ter, mas é uma ótima opção, principalmente para "rapar" a panela ou tigela. Eu adoro e uso sempre. e o Melhor é que tem uma variedade de cores lindas que além de útil deixa ainda mais linda e divertida a cozinha.


5. Faca boa para carnes; para quem não tem açougueiros bons como eu (rsrsrsrs) e que entregam tudo cortadinho e pronto, este é o principal utensílio da cozinha, serve para cortar carnes de diferentes tipos!
 

6. Fouet: Quando precisamos bater alguma coisa rapidinho é ele que salva. Eu utilizo para bater bolos, nem uso batedeira! Também achava frescura mas agora não vivo sem!


 7. Panela de ferro: como disse não é só de utensílios que vive a cozinha, uma boa panela de ferro faz toda a diferença, aqui no sul costumamos usar muito panela de ferro, é difícil encontrar uma casa que não tenha pelo menos uma. Tem pratos que só ficam bons com ela, como carreteiro (já viram a receita do Rodrigo Hilbert no programa Tempero de Família?) e galinhada, sem contar que dá para usar para fazer bifes e filés na chapa!


8. Pincel: não os de obra, mas os de cozinha, rsrsrsrs, eu prefiro os de silicone, bem mais higiênicos, perfeitos para untar formas ou pincelar ovo batido ou manteiga nos alimentos sem contar que no decorrer do trajeto encontramos outras utilidades!



Sei que tem bem mais coisas indispensáveis, mas estas são coisas que esquecemos de comprar quando montamos enxoval, mas que ajudam muito no dia a dia, espero ter ajudado um pouquinho!


Bom restinho de semana!

3 comentários:

Carolina Tavares disse...

Bem, eu já estou praticamente me sentindo uma dona de casa então suas dicas me valeram um monte! Não tenho tudo isso, mas vamos conseguindo com o tempo e com a necessidade, haha! Mas adorei o post, devia fazer mais desses *-* OIAUHOAIUH

Beijos!

Ingrid Flauzino disse...

Eu ainda não tenho tudo que uma mulher precise na cozinha hahahah, muitas desta coisas ainda me falta ! Eu só sei que as colheres de pau e uma boa panela de ferro não pode faltar !

Vou aproveitar seu post e roubar algumas dicas , obrigado

beijocas =D

Blog Dona Ingrid disse...

Só tenho a colher de pau e facas boas!
Me senti uma péssima futura dona de casa! hahahha