terça-feira, agosto 12

Momento gourmet: pão com ervas e sal grosso

Final de semana foi uma delicia só, aproveitei bastante a casa, a Maria, o marido e claro a Judi. No domingo também aproveitei muito o dia dos pais, adoro finais de semana festivos com a família toda reunida. Mais feliz ainda foi ver a minha cumadi querida Vanessa, estava morrendo de saudades.

No sábado o dia amanheceu feio, cinzento, então para dar um up resolvi fazer pão, a receita mostrei aqui no blog já. Como a receita rende dois pães grande e um pequeno, tive uma ideia!

Eu queria apenas dois pães, um para mim e outro para minha mãe, então resolvi inventar, untei uma forma/assadeira média e abri a massa nela bem fininha dentro. Depois salpiquei um pouco de sal grosso, orégano, alecrim e reguei com fiozinhos de azeite de oliva. Deixei crescer só por 5 minutos e levei ao forno para assar (conforme a receita anterior linkada acima). Ficou assim com uma casquinha crocante por fora e macio dentro:


Comemos ele ainda quentinho e puro antes do almoço, afinal já está temperadinho, ficou uma delicia só. No sábado à noite como havia sobrado um pouquinho comemos acompanhado de uma geleia de pimenta que também ficou uma delicia. 

No domingo para o dias dos pais também fiz mais uma fornada desta entradinha para levar na casa da minha tia, porém  alterei um pouco a receita da massa, fiz somente meia receita original pois não precisaria de tanto pão. Ainda utilizei metade de farinha branca e metade integral, ficou muito bom também, acho que para esta entradinha prefiro com farinha integral junto, até a carinha dele ficou mais bonita, pena que não fotografei pois estava atrasada e queria levar ele bem quentinho para o pessoal. 

No domingo fiz um "molhinho" de tomate picadinho para comer junto, que combina com qualquer tipo de pão e é super fácil de fazer e é difícil não agradar as pessoas com ele. Segue a receitinha:
  • 2 tomates bem maduros picados em cubos bem pequeninhos
  • 1 dente de alho picado também bem pequeninho
  • Sal à gosto
  • 2 colheres de azeite de oliva
  • 2 colheres de vinagre/aceto balsâmico
  • Orégano à gosto
  • Adobo à gosto (se não tem não precisa colocar)
Misture tudo e deixe marinando por pelo menos 30 minutos antes de servir para os sabores se misturarem  bem.

Depois de um final de semana de delicias. Boa semana para todos!!!

3 comentários:

Taty disse...

Menina ainda vou tentar fazer esse pão!

Uma ótima semana!

Bjus

Taty

Unknown disse...

Adoro pão caseiro, acho que já vi esse receita no Cozinha Prática da GNT, amo esse programa.
Boa semana.
Beijos
Ki
www.donakizzy.com.br

Moro em um Kinder Ovo disse...

Vou experimentar porque marido adora pão salgado. E tive que ir ao Google para aprender o que é Adobo.