segunda-feira, março 5

Seria eu uma péssia mãe?

As vezes fico pensando que sou uma péssima mãe! Leio vários blogs maternos e leio as culpas que as mães sentem em colocar os seus filhos em escolinhas, ou melhor como dizem estão "terceirizando" a educação dos filhos.

Juro que estou sendo super sincera no que vou dizer. Eu não me culpo em colocar a Maria em uma escolinha, ela vai desde os cinco meses. Admiro muito mesmo as mães que largam o trabalho para ficar com os seus filhos e cuidar da casa, mas eu não consigo fazer isto (não sou viciada em trabalho ok! Que fique claro. Mas preciso deste "tempo" para mim). Por não conseguir ficar sem trabalhar a levo para a escolinha pois não confio em deixar uma pessoa cuidando dela em casa, além de não gostar de ter uma pessoa na minha casa sem a minha presença, sou super egoísta quanto a isto. 

Então tento aproveitar ao máximo o tempo que tenho com a Maria, compensando o que não ficamos juntas.  Pois sei que se eu me dedicasse o dia todo para a maternidade e a casa, o tempo que eu passaria com ela  não seria bom. Quero deixar claro aqui que eu amo ficar com a minha filha e na minha casa, e que eu a amo incondicionalmente, e sei que para ela não falta amor e carinho de seus pais por conta disto. 

Em nenhum momento eu acho que passo o bastão da educação dela para alguma professora, pois são duas coisas diferentes. Claro que a escola ajuda nisto, mas a educação dela tem que partir de casa e a função da escola é só complementar. Por isto que vemos muitas crianças mimadas, mal educadas  e carentes de afeto nas escolinhas (sim tem algumas na sala da Maria) pois alguns pais acham que lá é um "depósito" de crianças e não querem ter o trabalho de educar em casa, pois realmente dá trabalho e esta tarefa é dos pais, pois  lá ela vai para desenvolver habilidades e socializar com outras crianças, coisa que acho super importante para as crianças. E sinceramente não me acho menos mãe por isto. 

Pronto desabafei! Acho que eu precisava falar disto. Já podem me apedrejar, hahaha. Brincadeiras à parte, acho que cada pessoa tem um jeito de ser mãe e cada família uma forma diferente de ver as coisas. Novamente friso aqui que admiro as mães que conseguem ficar se dedicando somente à família, mas cada um sabe o que é melhor para si. E se alguém é como eu, não quero que se desespere ao ver posts pela blogosfera criticando as mães que trabalham fora, pois não deixamos de ser menos mães e de dar menos carinhos aos filhos por isto.

 Imagem Google. Ah eu não ando tão bem arrumada quanto a da imagem hahaha!!!

Beijos e uma boa semana à todos!!!

3 comentários:

Bella disse...

Concordo com vc Tássia quando diz que cada uma tem o seu jeito de ser mãe..isso é muito pessoal e tem que ser respeitado. Acho a escola um ótima opção no caso de mães que trabalham fora...a criança se desenvolve melhor do que se tivesse em casa sendo cuidada por outra pessoa.
:D

Bianca disse...

Tássia,
CONCORDO, CONCORDO E CONCORDO COM TUDO. Olha, eu larguei minha carreira para cuidar da Luana e da casa, e me vi estressada e frustada. Foi péssimo, para ela e para mim. Não havia qualidade na relação. Hoje voltei a trabalhar, não aguento empregada na minha casa, coloquei a Luana na escola com 2 anos meio período e se pudesse voltava no tempo, colocava antes, período integral e não largava o trabalho, mesmo.
Sem culpa, nenhuma, sejamos felizes, cada qual a sua maneira.
Beijos

Anônimo disse...

Oi Tássia!!

Então quer dizer que vc já era leitora do Mil faces e eu nem sabia? Hehehe. Que bom que vc "apareceu" antes e ficamos bem amigas né?! Eu, pelo menos, já te considero uma amigona!!! Adoro passar por aqui! Gosto muito do seu jeito e maneira de colocar as coisas.

Inclusive este post, muito bom!!! Pois eu tinha um "problema" com escolinhas e fazia parte do grupo que se sentia culpada em colocar os filhos na escola, mas não por achar que estava terceirizando a educação, simplesmente pelo fato de não conseguir largar... agora, depois de 1 ano meio com o Lucas nas escolinha, vejo o quanto ele desenvolveu, o quanto "cresceu" ficando um pouco longe da barra da saia da mãe! A escola é mesmo um lugar ótimo para as crianças e tb penso como vc a respeito da função que a escola e as professoras exercem na vida de nossos filhos.

E cá pra nós, vc é uma ótima mãe mesmo!!! Super beijo pra vcs e uma ótima semana aí :)