segunda-feira, julho 22

Com vocês o funcho!

Olá pessoal? Como passaram o final de semana? O meu foi bom, com altos e baixos, mas conto melhor amanhã pois não consegui descarregar as fotos da máquina, pois a Maria não para de fotografar a casa toda! Kkkk.

Bom como me perguntaram no post anterior sobre o funcho, achei legal fazer um post sobre ele, já que esta plantinha traz tantos benefícios para a gente.



Também não conhecia o funcho enquanto planta, a pessoa que me deu achou engraçado que eu só conhecesse o funcho dos saquinhos de chá industrializados (é que aqui no interior muitas pessoas tem plantação de chás nas suas hortas, minha vó tem e eu não sabia!)

Como eu falei eu conhecia o chá nos saquinhos então vem pronto para colocar na xícara com água quente, mas não sabia que poderia ser utilizado na culinária (até ver o Que marravilha!). Fui pesquisar sobre a planta e segue algumas informações:
 

O funcho, também conhecido por anis-doce, erva-doce, maratro, finóquio, fiuncho ou fiolho, é o nome vernáculo dado à espécie herbácea Foeniculum vulgare Mill. (sinónimo taxonómico de Anethum foeniculum L. e de Foeniculum officinale L.) uma umbelífera fortemente aromática comestível utilizada em culinária, em perfumaria e como aromatizante no fabrico de bebidas espirituosas e planta medicinal.

Para que serve o Funcho

Cólica; má digestão; flatulência; secreção das vias respiratórias superiores.

Propriedades do Funcho

Anti-inflamatório; antiespasmódico; diurético; antibiótico; expectorante.

Modo de uso do Funcho

Para fins medicinais são utilizadas as sementes do funcho.
  • Chá de funcho: Coloque 1 colher de sementes de funcho  numa xícara de água fervente, tampe, deixe amornar, coe e beba seguir. O chá pode ser adoçado com mel no caso de se tratar de problemas nas vias respiratórias ou sem adoçar no caso de flatulência. Tomar entre 3 a 5 vezes ao dia.
  • Nas receitas: A raíz e o caule do funcho podem ser utilizados no tempero de saladas e na preparação de pratos doces, gratinados ou refogados.

Efeitos colaterais do Funcho

Quando são respeitadas suas contraindicações não há efeitos colaterais relacionados ao funcho.

Contraindicações do Funcho

Em caso de hipertireoidismo e durante a gravidez.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Funcho
http://www.tuasaude.com/funcho/

Na minha receita eu usei só as folhinhas que parecem uma pluma de tão linda, e com um aroma maravilhoso!

3 comentários:

Unknown disse...

As vezes usamos o funcho no chimarrão, mas não sabia de todos esses bens que ele faz!
Adorei seu blog, beijos.

Gelia disse...

Blogosfera também é cultura! haha
Sempre bem informar as pessoas sobre coisas diferentes e que fazem bem! Parabéns pelo post

Ta rolando um sorteio no meu blog, eu conto com a sua participação
Beijos, Gélia

http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/2013/07/sorteio-mococa_19.html

Anônimo disse...

Oi, Tássia!
Erva-doce eu conheço, mas não sabia que também tinha esse nome. Eu adoro o perfume da erva-doce, seja em sabonetes, hidratantes ou na comida. É muito gostoso! Adorei saber das propriedades dela.
E o frio aí, como está? Aqui em Curitiba tá muito gelado! hahaha
Um beijo, Tássia!
Mariana.