segunda-feira, novembro 11

Livro: Ausência

Olá pessoal. Como foram de final de semana, por aqui o sábado foi de muito calor e o domingo de muita chuva, vento e temporal. O Estado está todo alagado, muita enchente, triste mesmo. Mas "amanhã vai ser outro dia" (neste exato momento estou escutando Cálice do Chico Buarque!)...

Bom, como está chovendo uma boa dica é leitura, não é? Então hoje venho falar mais um pouquinho de um livro que li, aliás já terminei ele a tempos, e queria antes ter feito um post para ele. É o livro "Ausência" da Flávia Cristina Simonelli.



A um tempo atrás a querida Flávia me enviou este livro de presente para ler. Ela me conheceu através do blog, fico feliz com isto, conhecer pessoas é maravilhoso, nos falamos apenas por e-mail, mas vi quanto querida e inteligente a Flávia é. Fiquei muito feliz de ter me enviado seu livro e assim vou contar minhas impressões sobre ele.

Aqui está a sinopse do livro que tirei da página da Editora:

“O que é um homem sem memória? Um homem que não se reconhece mais em nenhum tempo, nenhum lugar, nenhum rosto?” Daniel é médico neuropsiquiatra e começa a tratar de Ervin de Apolinário, professor aposentado que apresenta uma doença degenerativa. Tudo estaria dentro da rotina do consultório, não fosse a doença de Alzheimer reavivar na memória de Daniel antigas dores, misturadas à paixão obcecada por Natasha, filha do paciente, provocando a desestruturação de seu casamento e a culpa por transpor seus limites éticos. Ausência é um romance que coloca ao leitor uma questão perturbadora: o que acontece quando a mente começa a apagar as lembranças que constituem a própria biografia? O desenvolvimento do Alzheimer e o dilema de Daniel são o fio condutor dessa trama permeada por relações complexas e questionamentos existenciais que levam a refletir sobre o dinamismo inesperado da vida. 

Agora vou falar um pouquinho das minhas impressões:

Tenho que confessar que eu não costumo ler muitos romances, não por não gostar mas por que eu acabava sempre lendo livros mais voltados para a História, ou que tem algo a ver com a linha de pesquisa que fiz meu trabalho de conclusão na faculdade, coisa que me dá muito prazer, mas que é uma leitura um pouco pesada e as vezes cansativa, pois exige muito mesmo. Mas este ano li pelo menos cinco romances,  estou no sexto (se não me engano), e estou adorando, redescobrindo uma outra leitura. mas voltando ao livro...

O livro me surpreendeu muito, desde o início me prendeu na história, a Flávia trata do Alzheimer com uma sensibilidade única. Já contei aqui que a três anos atrás perdi minha vó, uma pessoa muito especial para mim e minha vó faleceu em decorrência desta doença terrível. Conforme eu ia lendo o livro, me identificava ali, tenho que dizer que me sentia como o médico Daniel, muitas vezes perdido nos pensamentos da doença, e mostrando a fragilidade dos personagens envolvidos na vida de Ervin.  Mas o livro vai além disto e mostra como a doença mexe com a vida dos que estão por perto do doente, e é ai que a história fica melhor ainda.

Recomendo muito este livro, além da doença que fragiliza o Daniel, muita coisa vem à tona, e nos faz repensar a vida, e os caminhos que ela nos leva. Minha mãe já está lendo o livro e está simplesmente amando, não desgruda dele e já indiquei para várias pessoas aqui do trabalho, pois sempre me viam lendo nos intervalos!

Então deixo como dica de leitura este livro:

Título: Ausência
Autora: Flávia Cristina Simonelli
Editora: Novo Século

E novamente agradeço à Flávia por ter me enviado este belíssimo livro.

Uma boa semana para todos (com sol, assim espero!)

Nenhum comentário: