quinta-feira, janeiro 30

Sobre birras...

Olá, fazia tempo que não falava sobre comportamento infantil (talvez por que a Maria estava se comportando, rsrsrs) mas nesta ultima semana a Maria está com a macaca. Vim para um #momentodesabafodemãe. Ela está com quatro anos e três meses (já!) e acho que chegou na fase dos "terrible two" só que com dois anos de atraso! rsrsrsrs.

Estou rindo para não chorar, ela briga por tudo, se é para tomar banho então, não tem dancinha nem brinquedinho que a faz ir ao dito banheiro, e quando vai ela grita tanto que parece que estamos matando a guria (detalhe eu estou em outro cômodo da casa). O que me conforta é que é uma fase e que vai passar ou não. Mas pelo sim e pelo não, eu e o Marido decidimos ser mais firmes com ela, juro que estou me segurando horrores para não amolecer, se não, não adianta ser assim.

A primeira medida que tomamos é dar um castigo, mas aqueles de sentar e pensar (da tia Nany) com ela não cola mais, já está malandra quanto a isto, agora tiramos o que ela mais gosta que é a TV com DVD e o IPad (ah para deixar claro, ela não passa o dia com estes aparelhos, mas gosta muito de olhar DVD de musica). Nossa ontem ela implorava para ligar os cabos da TV e do DVD e tirar o IPad de cima do armário, mas como prometido só vamos devolver quando ela se comportar mesmo.

Hoje de manhã quando acordou em uma conversa me contou como "doía" ficar sem o que ela gostava, e que ela iria mudar para ganhar as coisas de volta e ver o pai e a mãe felizes. Falei para ela que também doía em nós ter que castigar, mas que fazia parte de educar, e que ela deveria aprender que não é no grito que se ganha as coisas. Até então havia dado efeito, quero ver hoje e amanhã como vai ser.

E as mamães e titias de plantão já passaram por isto? Preciso de help, será que estamos fazendo certo, afinal somos pais de primeira viagem e já pesquisei muito sobre o assunto e tem várias opiniões diferentes "no mercado"!

Imagem Google - ela faz bem assim!

Logo, logo volto com uma receitinha mara, me inspirei na querida Gélia!

Bom final de semana!

5 comentários:

Elza Carrara disse...

Tássia, eu não estava conseguindo comentar no seu blog, fiquei feliz que agora deu certo :)

Olha, eu estou em pleno "terrible two" com o meu filho Thomas que tem 2 anos e 9 meses. E quando é em lugares públicos então, aaah, quero entrar num buraco no chão!
E ainda por cima ele imita tudo o que o irmão mais velho faz, rsrs
Ás vezes, a birra vem dos dois, hahaha
Mas como você disse é uma fase, ela passa sim, mas você estão fazendo certo, porque ás vezes, eles ficam tão nervosos que não conseguem se controlar, não tem maturidade para lidar com sentimentos, é preciso intervenão dos adultos e esta é a hora ideal de educar!
Esses castigos de tirar o que eles gostam são os mais efetivos na minha opinião, você viu, ela mesma sentiu e reconheceu como é ruim ficar sem as coisas que ela gosta. Funcionou amiga :)
Pode fazer mais posts sobre comportamento infantil sim, assim a gente troca "receitinhas", rsrs
Bjs

Drika disse...

Meu bebê tem 1 ano e 4 meses e qdo ouve a palavra não!!!! ele se joga no chão o que eu faço???!!! tento não valorizar esse comportamento...se ele se joga no quarto vou pra cozinha....ele levanta e para com o choro...mas é dificil saber se estamos sendo duras demais ou não!!!

bjsss

Drika disse...

Meu bebê tem 1 ano e 4 meses e qdo ouve a palavra não!!!! ele se joga no chão o que eu faço???!!! tento não valorizar esse comportamento...se ele se joga no quarto vou pra cozinha....ele levanta e para com o choro...mas é dificil saber se estamos sendo duras demais ou não!!!

bjsss

Cici Senhoretti disse...

Eita, que difícil mesmo! rs
Não tenho filhos, mas qdo encontro com meu sobrinho (acabou de fazer 4 anos) e o vejo fazendo birra, tds ignoram. Deixam ele chorando, se esperneando mesmo. Depois, ele diz que vai embora de casa (rs), mas passa alguns minutos e já esqueceu.
As vezes, falar que vai ficar sem chocolate de sobremesa tb resolve! rs
Acho que vcs estão no caminho certo, sim.
Bjns
:)

Vanessa Santos disse...

Cumadre, juro que morro de medo de quando chegar a minha vez... não tenho o que dizer, e ás vezes para mim que acompanho tudo de fora parece mais "fácil" de resolver do que para quem está vivenciando a situação, como vcs...

mas continua firme que vai dar tudo certo, essa pequena é espertinha e testa vcs o tempo todo! ehehe

beijo