quinta-feira, julho 10

Qual a cor de lâmpada certa!


Pode ser que para algumas pessoas este post vai ser meio óbvio, mas acredito que para muitos que tenham dívida será de grande ajuda.

Já faz um tempo que vem a noticia que a lâmpada incandescente não será mais fabricada no Brasil, alguns países da Europa já adotaram isto, a incandescente é considerada uma lâmpada ecologicamente incorreta, além de se superaquecer e vamos concordar que não é muito econômica, o custo de compra dela é baixo, mas o tempo de vida é menor ainda.

Existem vários tipos de lâmpadas para vender no mercado, de led, fluorescente, de alogênios e por ai vai. A mais comum e que se tornou muito queridinha nas casas das pessoas ultimamente pela grande economia é a lâmpada fluorescente, mas nem todas são iguais, existem de vários tamanhos e tonalidades de cores diferentes. E cada uma é indicada para um ambiente. 

Existem as fluorescentes compactas e as de tubo, tudo vai depender de como é a estrutura que você comprou para colocar na sua casa, quase sempre as compactas são utilizadas dentro de casa. Depois de ver a estrutura tem que prestar a atenção na tonalidade da luz adequada para cada ambiente:



Elas vão de "frias" a "quentes" nomes dadas as "temperaturas" delas. A temperatura "expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte de luz. A sua unidade de medida é o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Ex.: uma lâmpada de temperatura de cor de 2.700 K tem tonalidade suave (amarelada), já uma outra de 6.500 K tem tonalidade clara (branca)". (Fonte: daqui).

Partindo deste princípio, cada ambiente necessita de uma cor de lâmpada diferente.

As quentes, ou amareladas são indicadas para quartos, salas e abajures, elas trazem justamente aquela sensação de aquecimento e aconchego ao ambiente, não é uma cor muito intensa.



As neutras ou naturais não são nem muito brancas nem muito amarelas, mas puxam para uma tonalidade mais amarelada que tenta se aproximar a luz natural do sol, a indicação dela é para salas e  banheiros, também trazem sensação de aconchego mas sem ser aquela coisa muito amarelada como acima:



Já as lampadas frias são mais brancas e melhores para cozinhas, banheiros, locais de estudo, escritórios ou que precise de mais intensidade de luz.



As diferenças de intensidade e cores visualizamos na embalagem da lâmpada (desculpa a montagem tosca!):



A potência indica o quanto de luz você quer para o ambiente, é muito parecido com as normais incandescentes. 

Como o post ficou super longo vou parando por aqui, mas espero ter conseguido ajudar algumas pessoas na hora da compra da lâmpada correta para a casa! caso tenham ainda alguma dúvida podem me enviar um e-mail, juro que vou tentar ajudar!

Bom restinho de semana! Ah e não vamos baixar a cabeça, no sábado tem disputa do 3° lugar, bora torcer com a mesma intensidade!!!

Um comentário:

Ana Carla disse...

Olá Tássia! Vim aqui agradecer sua visita e conhecer o seu cantinho!
Que post útil, muito bom! Parabéns!
Bjo!