quinta-feira, julho 28

Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

Hoje é dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais sabiam?

Conversando com um amigo meu e colega de trabalho que é acadêmico de enfermagem o Rodrigo Schossler rolou a idéia de ele fazer um pequeno texto um resuminho mesmo sobre o assunto para colocar aqui no bloguinho, segue o texto então:

Hepatite é qualquer tipo de infeção que acomete o fígado, podendo ser ela de origem viral, auto-imune e medicamentosa. Se tratando das virais que são as mais comuns vale alertar que ela se transmite através do uso compartilhado de seringas, acidente com pérfuro-cortantes (cuidado aos ir na manicure) , tintas de tatuagens e relação sexual sem preservativo.

A maioria dos pacientes só descobrem que a tem quando a doença já está em fase aguda, pois muitas vezes ela se encontra no organismo de maneira inativa, dai a sua periculosidade. 

O objetivo principal é conscientizar a população de que a doença é perfeitamente tratável e curável, e para que isso se dê de maneira facilitada o ideal seria a descoberta precoce da mesma. O que pode ser feito através de exames oferecidos pela rede básica de saúde do seu município, portanto sugere-se à todos que procurem o serviço de saúde de referência de seu bairro ou mais próximo á sua residência. Lembrando também para ficar atento às campanhas de vacinação ou se informarem na secretaria de saúde da sua cidade.

Gostaria de agradecer ao Rodrigo pela colaboração ao blog, aliás ele já fez  outra contribuição aqui. E todas sempre serão bem vindas! E também queria deixar o link do post da minha amiga Dáca que também é um alerta sobre esse assunto. 

Beijos e até o próximo post!

Um comentário:

Tatá disse...

Oi Tássia, ótima lembrança!!!

Bjus